Responda rápido: qual é o seu livro de liderança preferido? O meu, com certeza, é o “Leader Coach – Coaching como Filosofia de Liderança”, um livro que eu escrevi e lancei com muito orgulho. A obra já foi considerada pelo site Exame.com como um das melhores recomendações para quem está trilhando a carreira como líder.

Por meio dos conhecimentos adquiridos em boas leituras e com as experiências da vida, acredito que liderança dentro e fora das empresas pode verdadeiramente ir além. Para isso, hoje eu trouxe uma lista de 5 livros para ajudar a expandir a sua mente e alavancar os seus resultados como líder de forma objetiva, prática e extraordinária. Continue lendo o artigo para saber quais são eles!

 

Confira 5 livros sobre liderança para potencializar sua gestão

 

  1. 21 Leis Irrefutáveis da Liderança (escrito por John C. Maxwel): o bestseller do escritor e consultor de empresas americano, John C. Maxwell (nascido em 1947), traz 21 regras que todo líder deve conhecer e dominar para construir uma liderança eficaz. Para ilustrar, a obra mostra um apanhado de exemplos e situações práticas em que o líder é exigido, evidenciando as atitudes e os comportamentos que são realmente imprescindíveis para uma boa gestão.
  2. O Monge o Executivo – Uma História Sobre a Essência da Liderança (escrito por James C. Hunter): este famoso livro de James C. Hunter (nascido em 1955) indica quais são os princípios da “liderança servidora”, ilustrando por meio de situações cotidianas de uma empresa qual deve ser o comportamento do líder em relação aos seus liderados e mostrando como isso impacta diretamente nos resultados.
  3. Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes (escrito por Stephen R. Covey): o bestseller de Stephen R. Covey (1932-1912) é mais uma excelente opção de leitura para expandir sua visão como líder e maximizar a efetividade da sua gestão. Na obra, você irá ver quais são os 7 comportamentos essenciais de pessoas eficazes e realizadoras e de alto impacto.
  4. Empreendedorismo & Coaching – Pessoas Inovadoras Empreendem (escrito por José Roberto Marques): não se engane, pois o empreendedorismo está diretamente relacionado à liderança. Por isso, quanto mais preparado o empreendedor estiver, mais rápido ele irá compreender que o funcionamento de uma empresa vai além do operacional, e sim, com a gestão de pessoas e processos. Assim, este livro de minha autoria traz uma visão sistêmica aos empreendedores mostrando como o coaching aplicado no contexto de uma empresa pode ser benéfico ao seu crescimento e maximizar o bom desempenho do líder.
  5. Leader Coach – Coaching como Filosofia de Liderança (escrito por José Roberto Marques): como disse lá no início, meu livro sobre liderança é considerado um dos melhores do segmento focado no desenvolvimento dos profissionais dessa área. Além de apresentar todas as origens da liderança, nele trago poderosas ferramentas e técnicas do coaching que podem ser utilizadas de forma objetiva e congruente para impulsionar os seus resultados em todos os sentidos.

Gostou das recomendações? Aproveite estas dicas fantásticas e inclua boas leituras em seu processo de desenvolvimento como líder. Faça isso de maneira continuada e sempre buscando fontes que lhe ajudem a eliminar gaps e fortalecer seus pontos fortes e diferenciais. Ah! E se você quiser acrescentar alguma dica de leitura é só escrever nos comentários. É sempre bom ler novas obras sobre liderança.

Aprimorando seu aprendizado com o coaching

Não há dúvidas de que a leitura é uma excelente forma de obter conhecimento. Mas, eu e milhões de pessoas ao redor do mundo, também acreditamos que o coaching é uma excelente fonte de aprendizado. O método tem a capacidade de transformar a vida de uma pessoa de forma positiva e com resultados que podem ser vistos em curto, médio e longo prazo.

Para você entender melhor o poder do coaching, pesquisas do International Coach Federation (ICF) e da Universidade de Harvard, dos Estados Unidos, mostram que 70% dos profissionais que fazem sessões do método conseguem aumentar seu desempenho. Mais do que isso: 86% das empresas que tem o coaching como ferramenta facilitadora têm o Retorno sobre investimento (ROI) de 100%.

PSC

Para que você veja um cenário nacional, a Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas), fez um estudo com 10 executivos que fizeram coaching com diversas conclusões importantes. Por exemplo, todos eles otimizaram a capacidade de ouvir na essência, a escuta ativa; 86% tiveram a habilidade de melhorar o ambiente de trabalho e os relacionamentos interpessoais; 80% aumentaram a flexibilidade e se mostraram mais abertos para grandes mudanças; e 90% estão mais produtivos. Incrível, não é mesmo?

No Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) há diversos cursos que podem facilmente se adequar ao seu momento profissional e pessoal como aliados para a evolução. A formação Leader Coach Training (LCT) é ideal para quem quer ser um líder de alta performance. Esse rápido programa tem uma grade de conteúdo profunda e impactante, entregando a transformação real. Durante o curso, você irá aprender sobre os quadrantes da liderança; como aumentar os índices positivos de satisfação e qualidade de vida no trabalho; como criar um clima organizacional saudável; como aplicar a cultura organizacional da empresa no dia a dia; como criar uma filosofia mais humana para conseguir resultados; desenvolver o comprometimento em si mesmo e na equipe para o comprometimento com metas; reter colaboradores chamados de talentos; desenvolver o hábito de exercitar o autoconhecimento; gerir melhor os sentimentos próprios e dos liderados com a inteligência emocional; criar sistemas efetivos de feedbacks construtivos; e muitos outros temas interessantes.

Gostou do conteúdo? Tem mais! Além de tudo isso, você também irá aprender sobre liderança situacional; autogestão; como gerir o tempo e as atividades de forma produtiva; como desenvolver equipes de alto desempenho; como fazer gestão de prioridades; quais são os seus canais de comunicação mais assertivos; como aperfeiçoar a forma e os canais de comunicação; como lidar com gerações diferentes em um mesmo time; autogestão e gestão de equipe; e muito mais.

Depois de finalizar as 20 horas de curso, você terá atividades pós treinamento para obter a certificação. Após ser bem-sucedido nessas tarefas, você terá obtido, além de todo o conhecimento precioso, o reconhecimento de 2 prestigiosos institutos, o Behavioral Coaching Institute (BCI) e o Global Coaching Community (GCC).

Somando seus conhecimentos originados da leitura e do coaching, você se tornará um profissional de alta performance com facilidade. Claro, que essa evolução não pode parar. É essencial que você continue lendo e se dedicando a aprender mais ouvindo os outros e estudando por outras maneiras, tais como cursos complementares. E fique tranquilo, pois abrir a sua mente para receber e aprender novidades é excelente e bem possível, por isso este é um dos ensinamentos do coaching. Invista na sua educação contínua praticando o coaching e a leitura.

Compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais e espalhe o conhecimento. Quem sabe você não recebe uma dica interessante de leitura de algum amigo? Ou melhor: alguém que já fez coaching conta dos benefícios. Experimente!

Copyright: 387039913 – https://www.shutterstock.com/pt/g/rawpixel