Saber como motivar funcionários nos momentos de crise é essencial para que a empresa continue crescendo, afinal, o principal capital que uma organização possui é o humano. Se os seus colaboradores estiverem motivados a crise terá efeitos menos negativos, pois a equipe continuará trabalhando com a mesma qualidade e dedicação. A motivação é a principal arma que o líder possui para driblar os dias de dificuldade.

5 Estratégias de Como Motivar Funcionários em Momentos de Crise

Para aqueles que acham difícil saber como motivar funcionários em tempos de crise no dia a dia, listei 5 estratégias que não falham. Então, que tal começar a colocá-las em prática? Confira e foco na motivação:

Estratégia 1 – Recompensas

Num momento de crise econômica, a empresa deve dar ainda mais ênfase às recompensas para os funcionários que atingirem as metas. Além da preocupação constante com a falta de dinheiro, os colaboradores podem se sentir desmotivados por acreditar que seus esforços não estão recebendo o reconhecimento que deveriam. O sentimento de injustiça frente ao esforço é um dos principais inimigos da produtividade. Então, mantenha a estratégia de recompensar os profissionais que obtiverem os melhores resultados, pois isso também reforçará o empenho dos demais para conquistarem o mesmo.

Estratégia 2- Transparência

Durante meses de retração econômica é natural que algumas empresas apresentem desempenho aquém do esperado. O problema está em tentar esconder esse fato dos funcionários. Manter números escondidos a sete chaves com o objetivo de não preocupar os colaboradores tem o efeito exatamente contrário.

Tudo o que não vemos parece ser muito maior, portanto, o melhor é usar a estratégia da transparência divulgando por meio de comunicação interna eficaz os resultados da empresa. Mesmo que os números estejam ruins, essa é uma forma mais efetiva de dividir as responsabilidades, mostrar o cenário real, buscar ideias inovadoras no grupo, para que juntos possam superar a situação, aumentar engajamento e a confiança na organização.

Estratégia 3- Defina Metas Possíveis

A situação econômica favorável cria um cenário bastante aprazível para estabelecer metas astronômicas e que podem ser alcançadas. No entanto, nos meses de crise, sabemos que a situação é bem diferente e estipular metas muito difíceis de alcançar pode ser um grande desmotivador para os seus colaboradores. O planejamento dos alvos da equipe deve ser feito com base na realidade econômica e com medidores assertivos, então, antes de definir as metas, faça um bom estudo da situação.

Estratégia 4 – Dê Feedbacks

PSC

Reconhecimento não se resume a recompensas financeiras, remuneração, pois quando realizamos um trabalho com dedicação queremos saber se o esforço foi observado. Dessa forma, dentre as estratégias de como motivar funcionários não poderia faltar a de dar feedbacks construtivos. Tire um tempo para sentar e conversar com os seus funcionários a respeito da forma como eles têm desenvolvido os projetos, fazendo críticas construtivas e elogios pelos pontos positivos.

Estratégia 5 – Seja Um Bom Exemplo

Os funcionários se espelham na figura de liderança, então é essencial que o líder da equipe demonstre estar motivado e preparado para as empreitadas e desafios do dia a dia. Não vale a máxima de “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”. Mesmo que internamente você tenha algumas dúvidas sobre o futuro da empresa ou esteja realmente preocupado com seu desempenho, não demonstre. Mantenha o seu ânimo forte, seja resiliente e automotivado para contagiar os demais.

Gostou das dicas de como motivar funcionários em tempos de crise? Então compartilhe e divida o conteúdo com os seus amigos empreendedores.