Passamos a maior parte do nosso dia na empresa e, também por isso, é muito importante nos esforçamos para construir um bom relacionamento no trabalho com nossos colegas, pares e superiores. As relações positivas favorecem a que tenhamos um ambiente positivo, colaborativo, de respeito e também de amizade entre os profissionais.

O certo que devido à dificuldade em lidar com diferentes formas de ser; pensar e agir, muitos colaboradores acabam criando barreiras que limitam suas relações no trabalho e causam conflitos que diminuem a qualidade de vida no trabalho. Como reflexo disso, os profissionais não conseguem trabalhar em conjunto, a comunicação se torna ineficiente e ruidosa, surgem conflitos constantes e a produtividade fica aquém da esperada.

Isso é muito negativo, pois numa empresa todas as partes devem caminhar juntas para alcançar os resultados planejados. Portanto, quando os funcionários não têm um bom relacionamento, a organização dificilmente funcionará com todo o potencial que tem, já que é a junção de energias, habilidades, experiências e conhecimentos que gera os êxitos e sucessos.

22 Dicas Para Construir um Bom Relacionamento no Trabalho

Suspenda julgamentos

Um dos comportamentos que mais dificultam um bom relacionamento no trabalho são os julgamentos, na maioria das vezes equivocados, que um profissional faz em relação ao seu colega ou líder, e tendo como base apenas crenças negativas e sem nenhuma informação.

Será mesmo que o colega é mais calado por que é metido ou por que é tímido? Por que será que seu chefe te cobra tanto? Será que ele é muito cobrado também? Reflita, pois muitas coisas não são o que parecem. Evite julgamentos, acolha mais e julgue menos!

Esteja aberto (a)

PSC

Numa escala de 0 a 10, o quanto você está verdadeiramente aberto a ter um bom relacionamento com seus colegas? Como você demonstra isso? Demonstrar abertura é importante para que o outro sinta que há um espaço para se aproximar; interagir; trocar ideias e cocriar grandes resultados.

Portanto, do mesmo modo como gostaria de ser acolhido, acolha o outro também, esteja aberto aos seus colegas, a compartilhar e trocar conhecimentos e experiências, ajudar quem precisa e ser ajudado. Isso faz toda diferença na criação de relações de confiança no trabalho.

Respeite as diferenças

Todos nós temos uma forma de ser, pensar, sentir e agir. Por isso, do mesmo modo como gostaríamos de ser tratados e respeitados, também devemos respeitar a personalidade dos nossos colegas e buscar conviver com elas de forma respeitosa e pacífica. Ou seja, de modo que independente das referências, experiências, formações e origens de cada um, a vontade de fazer um bom trabalho e contribuir para os resultados sempre predomine.

Faça sua parte!

Fazer sua parte é respeitar as regras, dar bons exemplos, ser um profissional correto, ético e justo, que conhece bem a importância do seu papel e também o de seus colegas e líderes para a construção dos sucessos da empresa.

No que tange os relacionamentos interpessoais, busque ter uma comunicação assertiva, sempre respeitando os limites do bom senso e o espaço do outro e construa com os outros funcionários um ambiente positivo, onde todos possam mostrar seu potencial e crescer e ajudar no crescimento da organização.

Busque evolução contínua

Isso quer dizer: conheça seus pontos de melhoria e busque continuamente evoluir, eliminar aspectos negativos dos seus pensamentos e comportamentos profissionais. Busque também destacar seus talentos e habilidades e ajudar as pessoas ao seu redor a crescerem também. Quando você e o outro estão confiantes e empoderados, o humor melhora e tudo fica mais prazeroso de se fazer.

Não discuta

Todo debate é bem-vindo e produtivo no ambiente de trabalho, pois através dele, todos têm espaço para expor suas ideias e contribuir positivamente com os processos da empresa. Porém, o resultado é outro se você transforma uma simples conversa em uma discussão. Para evitar esse contexto, ouça com atenção os argumentos da outra pessoa, converse com calma, utilize um tom de voz adequado e se for necessário, reflita sobre a relevância do assunto e altere o motivo da conversa.

Evite fofocas

Os corredores da empresa podem ser marcados por conversas paralelas e fofocas, mas cabe a você, decidir se essa conduta nada positiva fará parte do seu dia-a-dia de trabalho. A fofoca nunca traz benefícios e não acrescenta nada, nem para você, nem para a empresa, aliás, ela só serve para criar causar lacunas na cultura organizacional e nas atividades diárias.

Pense antes de falar

A impulsividade é características de pessoas nervosas. Não pensam antes de falar. Quando estiver numa situação em que você percebe que está ficando nervoso, antes de reagir, pare. Respire fundo, se for o caso pare o que está fazendo por um momento, pela licença e pense sobre o que está ocorrendo e escolha a melhor maneira de agir.

Respire fundo

Respirar é ótimo para manter o cérebro ativo e se equilibrar. Bom para manter o comportamento profissional adequado e para dar tempo de pensar numa atitude também adequada.

Escute música

Algumas empresas e funções permitem que o profissional trabalhe escutando música sem que suas atividades sejam prejudicadas. Se esse for o seu caso, procure escutar músicas de estilos que você sabe que te acalmam e podem influenciar positivamente no seu estado de espírito.

Faça uma pausa

Pausas durante o expediente são fundamentais para que você consiga se manter produtivo e equilibrar o seu estado emocional. Os momentos de descanso podem ser crucias para que você visualize determinada situação sob uma nova ótica e organize suas ideias.

Reconheça seus pontos de melhoria

Todo ser humano é dotado de qualidades e pontos de melhoria, afinal, somos diferentes uns dos outros e é isso nos faz únicos. Portanto, reconheça aquilo que você precisa mudar, peça ajuda quando for necessário, fique à vontade para tirar dúvidas e receber sugestões. Isso fará toda a diferença para que você se torne um ser humano mais calmo e evoluído.

Trabalhe as causas

Preste atenção no que está causando o seu desequilíbrio emocional. Pode ser o excesso de trabalho, algum problema pessoal ou de saúde. Somos tendenciados a esconder problemas e fazer de conta que nada está acontecendo. Tente descobrir o que está te deixando com o emocional abalado e encontre alternativas de entrar novamente no eixo.

Questione ao invés de debater

Antes de começar uma discussão, um debate entre algum colega, melhor procurar se questionar ao invés de dar continuidade à discussão. Esse exercício de fazer questionamentos com você mesmo, vai fazer com que fique mais calmo, mesmo se o clima esteja sob pressão. Agindo assim, você pode avaliar a situação sob um novo contexto. Isso só não ajuda no trabalho mas, como nos seus relacionamentos pessoais.

Fique de olho no humor

Ao longo do dia você pode fazer uma brincadeirinha com você mesmo. Vá anotando com “carinhas” a temperatura do seu humor. Se está triste anote, se está mais eufórico, se mais alegre. Anote também o que fez você mudar o humor durante todo o dia. Assim vai ficar mais fácil fazer a leitura

Não crie problemas onde não tem

Uma dica baseada em um conceito budista, mas é bastante útil nos dias de hoje. “Antes de ir embora, mentalize uma caixa. Jogue ali dentro todos os acontecimentos do dia e a imagine flutuando para bem longe de você”. Não procure problemas pra você. Relaxe e não deixe que eles tomem conta do seu dia.

Cuidado com fatores externos

Não podemos controlar tudo que acontece a nossa volta, mas como encará-los sim. Avalie cada situação e verifique se isso tem fundamento para te deixar abalado.

Um passo de cada vez

Muitos acham que ser versátil é uma qualidade bastante solicitada pelas empresas e pessoas. Cuidado com isso. É legal ser proativo, saber executar mais de uma tarefa ao mesmo tempo, mas não somos máquinas. Manter o foco numa única tarefa pode produzir melhor resultado e não te desequilibrar emocionalmente.

Não discuta com colegas

Cuidado para não cair na armadilha de discutir em público com seu colega de equipe. Evite a batalha de “quem vai falar por último”. Falar alto não é sinal de superioridade e sim de deselegância e indisciplina. A melhor maneira de resolver é respeitar o momento de cada um e a forma que cada pessoa lida com os conflitos. Não bata de frente!

Esteja no controle de suas emoções

Seus colegas de trabalho não têm culpa de seu estado emocional andar meio desequilibrado, portanto, controle suas emoções. Cuidado para não “soltar os cachorros” no colega de trabalho. Domine a raiva, a tristeza ou qualquer reação que te faça agredir injustamente o colega ou equipe. Cuidando com palavras ditas por impulso. A melhor atitude diante de uma condição emocional em desequilíbrio é se afastar até que você esteja mais calmo e equilibrado.

Contagie mais otimismo

Ninguém gosta de estar ao lado de pessoas negativas, que reclamam o tempo todo. Pessoas negativas geram ambientes negativos. Se você está sempre com pensamentos negativos, isso vai piorar ainda mais o quadro emocional. Tente pensar positivo e emanar energias positivas para o universo. Seu emocional irá agradecer.

Controle a ansiedade

Querer fazer tudo ao mesmo tempo é sinal de ansiedade. Ansiedade é incompatível com concentração e o equilíbrio. Pessoas ansiosas se atropelam durante o dia em querer executar todas as tarefas de uma só vez e no final acabam não concluindo nada.

 

Aproveite todas estas dicas e colabore para ter sempre um bom relacionamento no trabalho com seus colegas, além do que, todo passo que damos na vida precisa de esforço e dedicação para que comportamentos e hábitos nocivos sejam eliminados.

Muitas vezes, por mais que reconhecemos que algo precisa ser mudado, não conseguimos sozinhos. Nesse sentido, o Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, está com vagas abertas para o treinamento. Desperte o Seu Poder, uma imersão de alto impacto onde você entrará em contato com todos os ciclos necessários para dominar suas emoções, criar uma programação mental positiva e alcançar a mudança desejada.

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