Voltar

5 dicas para se organizar no trabalho

Publicado em | 0 comentários

© Depositphotos.com / Dashek Confira cinco dicas importantes para tornar a organização um hábito. Clique aqui e confira!

Saber se organizar no ambiente de trabalho é fundamental a qualquer profissional que busca executar suas tarefas e atividades com afinco, dedicação e excelência. Trata-se de uma competência que faz grande diferença não só no dia a dia, como na carreira como um todo.

A organização nos ajuda a controlar melhor o uso do tempo, planejar tarefas e trabalhos e, consequentemente, ter um dia de trabalho mais produtivo também. Por isso, se você se considera um profissional desorganizado, separei algumas dicas que podem ajudar a adquirir este hábito. Confira abaixo:

1.     Organize sua mesa de trabalho

Manter sua mesa de trabalho organizada é fundamental para o bom andamento das atividades e tarefas do dia a dia. Uma mesa arrumada evitará distrações e, principalmente, que você perca tempo procurando papeis e documentos importantes para o seu trabalho.

2.     Torne a organização um hábito

Outra dica importante é deixar que a organização faça parte da sua rotina e acabe se tornando um costume constante. Para isso, procure guardar seus objetos de trabalho em seus devidos lugares assim que terminar de usá-los e, principalmente, deixar seu ambiente arrumado ao fim de cada expediente. Assim, na manhã seguinte, você não perderá tempo tentando ordenar a bagunça antes de iniciar suas atividades.

3.     Diminua seus materiais

Pode não parecer, mas essa é uma dica importante. Para ser mais organizado, procure reduzir a quantidade de materiais dispostos em sua mesa de trabalho e diminuir o número de papeis que aglomera durante o dia. Exemplo disso é substituir os documentos impressos por digitais, assim será mais fácil organizar sua papelada por datas, prazos etc.

4.     Planeje suas atividades diárias

Planejamento é uma palavra fundamental a qualquer profissional que busca adquirir o hábito da organização. Para isso, todo o dia busque administrar o seu tempo separando suas tarefas entre importantes, urgentes e circunstanciais. Isso evitará que você se perca em meio a tantas coisas a fazer e lide melhor com seus prazos e metas sabendo o que executar primeiro.

5.     Tenha uma rotina diária

Criar uma rotina diária é fundamental para, aos poucos, ir se tornando mais organizado com relação ao trabalho. Para isso você pode fazer uso de agendas ou bloco de notas e ir anotando cada tarefa para evitar se esquecer.

Ao chegar a seu trabalho, por exemplo, responda seus emails, verifique compromissos e reuniões, e as atividades que precisará entregar ao longo do dia. Aos poucos, isso se tornará seu hábito e não precisará mais fazer uso destes utensílios.

E você, quais outras dicas considera importante na busca por se tornar um profissional mais organizado? Compartilhe comigo o seu comentário.

 

 

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!