O universo do coaching é extremamente amplo. Existem os coaches da vida pessoal, por exemplo, que ajudam o indivíduo nas suas questões pessoais, espirituais, familiares, amorosas, financeiras, estéticas etc. Por outro lado, existem também os coaches de carreira, que ajudam o indivíduo no alcance dos objetivos referentes à vida profissional.

Nessa categoria de coaching, encontram-se os casos daqueles que desejam receber orientação vocacional, alcançar promoções no trabalho, mudar de área de atuação, abrir um negócio próprio, passar em um concurso público, entre outros. Trata-se de uma área do coaching bastante ampla e que vem crescendo nos últimos tempos.

Dessa forma, se você pensa em ser um coach, cogitar o trabalho nessa área é uma ótima sugestão. Especializar-se nesse meio pode ser importante para que você contribua com a construção de carreiras de sucesso, além de ser bem-sucedido na sua própria carreira! Pensando nisso, separamos 7 dicas para que você seja um coach de carreira de sucesso. Saiba mais no artigo a seguir. Boa leitura!

1. Estude o nicho escolhido

O nicho do coaching de carreira, como você pôde ver na introdução acima, é composto por diferentes objetivos que podem ser o caso dos seus clientes. Dessa forma, procure estudar sobre orientação vocacional, técnicas de estudo para concursos públicos, mecanismos para crescer em uma carreira, técnicas de recolocação profissional, táticas de negociação com chefes e até mesmo iniciativas empreendedoras para orientar quem deseja ser dono da própria empresa.

2. Verifique como você pode ajudar o seu cliente

Ao iniciar a prática no universo do coaching, é importante que, sobretudo na primeira sessão, você conheça a fundo o seu cliente. Descubra qual é o momento atual que ele está vivendo na carreira, qual é o objetivo que ele pretende alcançar (estado desejado) e por que ele deseja promover essa mudança. Isso é importante para que o cliente de fato se conecte com o seu propósito profissional e tenha certeza das metas que pretende definir para si mesmo. Oriente-o nesse momento inicial com atenção.

3. Invista em ferramentas de autoconhecimento

Testes, dinâmicas, questionários, entrevistas e a própria “Roda da Vida” são algumas das ferramentas que fazem parte do mundo do coaching para promover o autoconhecimento. Aplique-as no seu cliente, de modo que ele possa refletir sobre si mesmo, sobre as diferentes áreas da sua vida (com foco na vida profissional), sobre os seus pontos positivos, sobre os seus pontos de melhoria, enfim, uma avaliação completa. Esse autoconhecimento é o ponto de partida de todo o processo.

4. Ajude-o a definir objetivos

Conhecendo bem o cliente, as suas forças e fraquezas, bem como os projetos que ele pretende concretizar, é hora de definir objetivos específicos. Por exemplo: “ser aprovado no concurso X em 3 meses”, “ser promovido na empresa Y, para o cargo Z, em 4 meses”, “abrir o meu próprio negócio em 1 ano” etc.

O importante é que esse objetivo expresse a vontade e o potencial do cliente, sendo estimulante, mas sem perder o senso de realidade. As metas devem ser específicas, mensuráveis, realistas e relevantes.

5. Crie um plano de ação

Após a definição do objetivo de carreira que o cliente pretende alcançar, o coach deve ajudar o coachee (cliente) a traçar estratégias para sair do estado atual e conquistar o estado desejado. Por exemplo, se ele pretende ser aprovado em um concurso público, é importante verificar os materiais e apostilas de conteúdo, conversar com quem já foi aprovado nesse concurso, planejar uma rotina de estudos, realizar testes simulados, e por aí vai. Essa fase é conhecida como planejamento estratégico, e é essencial!

6. Avalie o desempenho e dê feedbacks constantes

Após a concepção do planejamento, começa a fase mais prática do processo. Nesse momento, cabe ao coach verificar se o cliente está seguindo o plano da maneira adequada. Em alguns casos, pode ser necessário fazer algumas correções ou readequações ao plano original, mas o importante é agir em busca de resultados. As dificuldades do dia a dia vão aparecer, e é nesse momento que o coach se destaca, tanto no compartilhamento de conhecimentos técnicos como no aspecto motivacional.

7. Nunca deixe de aprender

PSC

Por fim, é sempre importante ressaltar que todo bom coach precisa estar sempre fazendo networking, trocando experiências com os colegas de profissão, participando de eventos da área, estudando, acompanhando as notícias e tendência do seu nicho (no caso, a vida profissional), realizando cursos e treinamentos, enfim, mantendo-se sempre ativo na aquisição de novos saberes. Além disso, é importante ter noções de psicologia, motivação, gestão do tempo e comportamento humano em geral.

Coloque energia em tudo o que fizer

Estas dicas são importantes para que o coach observe que, para operar mudanças na vida de outras pessoas e para apoiá-las no alcance dos seus estados desejados, é importante cuidar do seu comportamento, da forma como você age e pensa.

De uma forma ou de outra, seremos exemplo para os nossos clientes. Sendo assim, é preciso que tenhamos o mais alto nível de coerência entre o que falamos e o que fazemos. A congruência é fundamental no processo de coaching e ajuda muito, tanto o coach quanto o coachee, a obter resultados extraordinários.

Por isso, busque evoluir continuamente como um coach de carreira e ser humano, invista no seu desenvolvimento técnico, aprenda mais sobre novos conceitos e teorias do coaching. Busque, especialmente, trabalhar os seus pontos de melhoria, comportamentais e emocionais, para que, assim, você conquiste equilíbrio e autoconsciência e, com isso, possa apoiar integralmente o seu coachee no processo de evolução e crescimento.

Lembre-se sempre de que o sucesso do seu cliente é o seu sucesso, que o aprendizado dele é o seu aprendizado e que cada vitória e resultado lhe darão mais embasamento e experiência como coach profissional. Isso vai conferir mais autoconfiança a você e também mais credibilidade ao seu trabalho.

Invista no seu crescimento, aperfeiçoe as suas técnicas e ferramentas, faça novos cursos de coaching e seja o melhor coach de carreira que você pode ser!

E você, querida pessoa, já pensou em ser um coach de carreira? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!