Realizar uma boa gestão emocional no trabalho pode ser mais desafiador do que parece, porque muitas pessoas não conseguem compreender os próprios sentimentos. Têm dias em que você se irrita só com um comentário sobre um erro ortográfico num relatório ou se sente indignado com o mau humor do colega da mesa ao lado? Saiba que esses sentimentos com contornos de irracionalidade precisam ser compreendidos efetivamente para que haja uma gestão emocional eficaz no ambiente de trabalho e você possa ter qualidade de vida neste ambiente.

Mas como posso desenvolver uma gestão emocional eficiente? Imagino que você esteja se perguntando! A boa notícia para quem enfrenta dificuldades de gerir as emoções no ambiente corporativo é que sim, é possível desenvolver essa capacidade. Basta seguir alguns passos no seu dia a dia para observar a transformação, como as dicas que vou compartilhar a seguir.

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17 Dicas Para Ter uma Boa Gestão Emocional no Ambiente de Trabalho

Aprenda a desenvolver uma gestão emocional eficaz com as 17 dicas que listei abaixo:

Identifique os Desencadeadores de Suas Emoções Mais Intensas

A chave para gerir as emoções com assertividade é compreendê-las e a melhor maneira de fazer isso é identificar qual a origem delas. No dia a dia de trabalho, tem algum momento em que você se sente mais irritado ou fragilizado. Procure refletir sobre qual o motivo que te faz sentir dessa forma para identificar o fator desencadeante de tal situação. Ao entender o que te faz perder o controle sobre suas emoções ficará mais fácil evitar o problema.

Converse Com os Colegas

Dificilmente teremos uma percepção 100% assertiva olhando apenas de dentro, por isso conversar abertamente e, sem mágoas, com os colegas pode ser bastante positivo e agregador ao seu desenvolvimento emocional. Já ouviu aquela máxima de que quem está de fora enxerga melhor a situação? Então, deixe que os colegas mais próximos e com quem tenha uma relação de amizade e respeito, te deem feedbacks em relação ao seu comportamento e incorpore as dicas que são realmente benéficas e positivas ao ser crescimento.

Controle Suas Reações

PSC

O ser humano é um ser emocional e não tem como desligar as emoções só porque bateu o cartão na empresa. Dessa forma, indico que, antes de responder a uma situação potencialmente estressante, você estabeleça sua autorregulação e faça uma contagem interna até dez. O controle de reação nos ajuda a agir mais racionalmente tendo, assim, uma gestão emocional inteligente, e não deixando que o estresse emocional tome conta.

Seja Resiliente

O jogo de cintura para se adaptar a novas situações é o que diferencia os profissionais bem-sucedidos daqueles que permanecem sempre na mesma posição na empresa. Para que sua gestão emocional seja positiva no trabalho é importante desenvolver a resiliência, capacidade de se adaptar e não se abalar com todos os problemas que acontecem. Tenha sempre em mente quais são os potenciais problemas que podem surgir no dia a dia e tenha estratégias de ação.

Explique os Motivos de Suas Decisões

Aqueles que se encontram em posição de liderança no trabalho devem ter o cuidado de não parecer e ser autoritários para os demais. Dessa forma, a melhor maneira de tornar as suas decisões menos passíveis de gerar conflitos é explicar quais os motivos que te levaram a ela. Para que haja uma boa gestão emocional no ambiente trabalho é essencial evitar qualquer mal-estar com os demais, mesmo que sejam subordinados a você, pois todos são importantes na qualidade do ambiente.

Controle as Expectativas

Quando temos expectativas e as mesmas não são alcançadas, nos decepcionamos e acabamos perdendo o equilíbrio. Por isso, quando uma expetativa não se tornar realidade, tente ser flexível e se adaptar à sua realidade.

Aprecie Suas Conquistas

Toda trajetória profissional é marcada por conquistas, seja grato a cada uma delas e analise todas as situações positivas que você já viveu em sua carreira e te trouxeram até aqui, isso diminuirá o seu estresse e contribuirá com o seu equilíbrio emocional.

Foco no Positivo

Viva, pense e lide com todas as situações do seu trabalho de forma positiva e sob uma nova perspectiva. Evite pensar de forma negativa sobre as situações, isso só aumentará o seu medo e frustração.

Não se Preocupe Com o Que Não Pode Ser Mudado

Algumas circunstâncias no meio corporativo, por mais que você se esforce, não poderão ser mudadas. Nesse sentido, não se preocupe com aquilo que você não pode alterar, isso só sugará a sua energia e equilíbrio

Não Discuta

Todo debate é bem-vindo e produtivo no ambiente de trabalho, pois através dele, todos têm espaço para expor suas ideias e contribuir positivamente com os processos da empresa. Porém, o resultado é outro se você transforma uma simples conversa em uma discussão. Para evitar esse contexto, ouça com atenção os argumentos da outra pessoa, converse com calma, utilize um tom de voz adequado e se for necessário, reflita sobre a relevância do assunto e altere o motivo da conversa.

Pense Antes de Falar

A impulsividade é características de pessoas nervosas. Não pensam antes de falar. Quando estiver numa situação em que você percebe que está ficando nervoso, antes de reagir, pare. Respire fundo, se for o caso pare o que está fazendo por um momento, pela licença e pense sobre o que está ocorrendo e escolha a melhor maneira de agir.

Respire Fundo

Respirar é ótimo para manter o cérebro ativo e se equilibrar. Bom para manter o comportamento profissional adequado e para dar tempo de pensar numa atitude também adequada.

Reconheça Seus Pontos de Melhoria

Todo ser humano é dotado de qualidades e pontos de melhoria, afinal, somos diferentes uns dos outros e é isso nos faz únicos. Portanto, reconheça aquilo que você precisa mudar, peça ajuda quando for necessário, fique à vontade para tirar dúvidas e receber sugestões. Isso fará toda a diferença para que você se torne um ser humano mais calmo e evoluído.

Trabalhe as Causas

Preste atenção no que está causando o seu desequilíbrio emocional. Pode ser o excesso de trabalho, algum problema pessoal ou de saúde. Somos tendenciados a esconder problemas e fazer de conta que nada está acontecendo. Tente descobrir o que está te deixando com o emocional abalado e encontre alternativas de entrar novamente no eixo.

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Questione ao Invés de Debater

Antes de começar uma discussão, um debate entre algum colega, melhor procurar se questionar ao invés de dar continuidade à discussão. Esse exercício de fazer questionamentos com você mesmo, vai fazer com que fique mais calmo, mesmo se o clima esteja sob pressão. Agindo assim, você pode avaliar a situação sob um novo contexto. Isso só não ajuda no trabalho mas, como nos seus relacionamentos pessoais.

Fique de Olho no Humor

Ao longo do dia você pode fazer uma brincadeirinha com você mesmo. Vá anotando com “carinhas” a temperatura do seu humor. Se está triste anote, se está mais eufórico, se mais alegre. Anote também o que fez você mudar o humor durante todo o dia. Assim vai ficar mais fácil fazer a leitura

Não Crie Problemas Onde Não Tem

Uma dica baseada em um conceito budista, mas é bastante útil nos dias de hoje. “Antes de ir embora, mentalize uma caixa. Jogue ali dentro todos os acontecimentos do dia e a imagine flutuando para bem longe de você”. Não procure problemas pra você. Relaxe e não deixe que eles tomem conta do seu dia.

Essas dicas são preciosas para melhorar a autopercepção, autogestão e os relacionamentos com os colegas de trabalho, resultando, assim, num ambiente mais favorável para uma gestão emocional eficaz.

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