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5 Dicas de Etiqueta Profissional no Local de Trabalho!

Por: José Roberto Marques | Blog | 10 de agosto de 2017

Ser bem-sucedido profissionalmente vai além das boas qualificações que você soma em seu currículo. Saber se portar adequadamente no local de trabalho é fundamental para construir relações interpessoais positivas, ser bem avaliado e cotado para promoções. E você, de 0 a 10, como avalia os seus comportamentos no dia a dia com seus colegas, líderes e clientes? Reflita e avalie se está dando o seu melhor!

Trago estes questionamentos porque alguns erros de etiqueta profissional podem levar até mesmo à demissão do funcionário. No ambiente corporativo existem certos comportamentos que são inaceitáveis, pois se mostram nocivos e distantes do que se deseja de um colaborador. Quando estes realmente se sobrepõem ao seu bom desempenho, acabam fazendo com que a empresa tenha que tomar atitudes drásticas como esta para evitar que se espalhem.

5 Dicas de Etiqueta Profissional no Local de Trabalho

Pensando em te ajudar a não errar, eu trouxe 5 exemplos que ajudam a ilustrar os tipos de atitudes que um profissional não deve ter em sua empresa:

Utilizar os Recursos da Empresa Para Finalidades Pessoais

Algo bastante deselegante no ambiente corporativo é usar os recursos, como telefone, impressora e internet, da empresa para finalidades pessoais. Claro que existem exceções e momentos em que é necessário resolver alguma questão pessoal no escritório, mas compreenda que deve ser uma situação isolada e não rotineira.

Não use os recursos da empresa para servir aos seus interesses, pois além de antiético, isso se configura num mau exemplo para todos ao ser redor e também mancha sua boa reputação.

Roupas Inadequadas ao Ambiente

Boa parte das empresas não exige o uso de uniformes para os profissionais por confiar no bom senso deles para a escolha de suas vestimentas. Para escolher que tipo de roupa usar no ambiente profissional é interessante observar qual o segmento de atuação da organização, seguir o seu dress code empresarial, bem como observar sempre se a sua forma de se vestir está compatível com o ambiente.

De maneira geral, o que se recomenda é evitar roupas muito chamativas que tirem o foco do trabalho, muito justas (isso vale também para os homens), curtas, decotadas ou que apresentem muita informalidade (a menos que o local de trabalho seja informal).

Local de Trabalho Não é Local Para Brincadeiras

Ser uma pessoa bem-humorada é ótimo e se reflete até mesmo em mais produtividade no ambiente de trabalho, porém, antes de se tornar o comediante do escritório compreenda que local de trabalho não é local para brincadeiras fora do tom. Dar apelidos para colegas, criar pegadinhas ou mesmo enviar piadinhas pela rede de comunicação interna se qualifica como um comportamento inadequado.

Ter sempre um sorriso para os outros colaboradores e bom humor; são excelentes qualidades, mas cuide para não exagerar e se tornar autor de piadas sem graça ou mesmo para não constranger os demais e se sabotar.

Mantenha a Discrição

Enquanto está no local de trabalho procure ser uma pessoa mais comedida, tanto no volume da voz quanto na forma de gesticular e se sentar. Faz parte de a etiqueta profissional ter comportamentos discretos para evitar atrapalhar o trabalho dos demais, bem como para não se tornar conhecido como uma pessoa inconveniente. Saiba que os outros desenvolvem opiniões sobre você de acordo com a maneira como se porta.

Não Faça Comentários Maldosos Sobre os Colegas

Sabemos que, às vezes, é difícil não ficar irritado com esse ou aquele colega, mas faz parte do código de etiqueta profissional no local de trabalho evitar comentários que gerem fofocas e inimizades. Cuide do que fala, pois além de não ser adequado falar mal de outros colaboradores, esses boatos podem se voltar contra você mesmo e acabar prejudicando sua carreira.

O que achou das dicas de etiqueta profissional no local de trabalho? Se você gostou compartilhe com os seus colegas e passe o bom senso adiante.