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5 dicas de como se comportar em uma entrevista de emprego

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© Depositphotos.com / alexraths para se dar bem em uma entrevista de emprego, basta estar preparado para mostrar interesse, sinceridade, pontualidade, além de seus pontos fortes e os que precisam ser desenvolvidos.

Uma entrevista de emprego costuma ser um dos momentos mais decisivos na vida de profissionais que estão em busca de uma colocação no mercado. Apesar de ser visto por muitos como um momento de tensão e nervosismo, o processo seletivo não deve ser encarado como um “bicho de sete cabeças”.

Saiba que é possível, sim, se dar bem em uma entrevista. Basta ter foco, comprometimento e, principalmente, preparação. Para te ajudar a ser bem-sucedido nesta etapa profissional, selecionamos 5 dicas poderosas de como se comportar em uma entrevista de emprego:

1.       Demonstre interesse

Demonstrar interesse pela empresa e pela vaga ofertada é fundamental para se dar bem em uma entrevista. Para isso, procure estar munido de todas as informações relativas ao cargo oferecido, à organização, seus produtos e serviços, seu histórico, valores, entre outras informações que julgar necessárias.

2.       Seja sincero

Esta é outra dica muito importante para os candidatos que participarão de um processo seletivo: procure ser o mais verdadeiro possível e não invente competências que não tem e nem experiências profissionais que não adquiriu. Mentir no processo seletivo pode te prejudicar futuramente, principalmente se for ocupar um cargo em que não está devidamente qualificado a exercer.

Lembre-se de que os entrevistadores têm total competência para identificar quando você está sendo verdadeiro ou não. Portanto, tome cuidado para não manchar sua imagem profissional e perder uma valiosa oportunidade de trabalho.

3.       Seja pontual

Ser pontual demonstra interesse, responsabilidade e comprometimento com a organização. O ideal é chegar com 15 minutos de antecedência e, se for atrasar por algum motivo, ligue e avise. Não há nada mais desagradável que ficar esperando por alguém que não vai aparecer.

Evite chegar muito antes do horário combinado, pois você pode ficar muito tempo esperando. Lembre-se que uma entrevista não tem um horário específico para começar e terminar, ela varia de recrutador para recrutador.

4.       Conheça seus pontos fortes e aqueles que precisam de melhoria

Em entrevistas de emprego, são bem comuns perguntas como: “Quais são suas principais habilidades?”, “Quais são seus pontos fracos?”, “Como você se vê profissionalmente no futuro?”, “Onde pretende estar daqui a 5 ou 10 anos”.

Para responder a estas questões de maneira satisfatória, é importante que você se conheça e saiba quais são suas principais habilidades e talentos, além d as fraquezas e o que pode ser melhorado.

Procure fazer uma lista de suas competências e pontos que precisam de melhoria antes de participar da entrevista. Isso evita que você seja pego de surpresa e não saiba responder alguma pergunta específica sobre o seu perfil.

5.       Faça um bom marketing pessoal

Já ouviu falar que a primeira impressão é a que fica? Pois bem, esta frase se aplica também a um processo seletivo.

Fazer um bom marketing pessoal é fundamental para ser visto com bons olhos pelos entrevistadores. O que significa “vender o seu peixe” da melhor maneira possível. O marketing pessoal está relacionado à:

Comunicação verbal efetiva – Seja claro e objetivo em suas respostas, tomando cuidado para não falar demais e ser cansativo ou falar pouco e deixar de mostrar suas qualidades e talentos;

Linguagem corporal – a forma como você se comporta durante uma entrevista de emprego diz muito sobre você e sua personalidade. Por isso, fique atento a seus gestos e atitudes, e como eles podem ser interpretados pelos recrutadores.

Mexer demais as mãos, por exemplo, pode demonstrar nervosismo e ansiedade. Por isso, o ideal é ter o total controle de seu corpo e tomar cuidado para não gesticular demais.

Aparência física – O cuidado e zelo com sua aparência e vestimentas podem contribuir positivamente no momento da contratação. Por isso, cuide para que o seu “cartão de visitas” esteja bem apresentável.

Escolha uma roupa adequada ao perfil da organização. Se for uma empresa mais formal, por exemplo, opte pelos terninhos para as mulheres, e trajes sociais para os homens. Procure manter o corte de cabelo e a barba em dia e evitar acessórios chamativos. Nestes casos, menos é sempre mais!

Este artigo foi útil para você? Então lembre-se de curtir e compartilhar o conhecimento!

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