Como pai eu sei que pode ser desafiante aprender e saber como lidar com a pré-adolescência. Apesar de ser um desafio é essencial desenvolver essa habilidade para criar e sustentar um relacionamento mais saudável e positivo com os filhos nessa etapa cheia de descobertas. Ficou interessada no assunto, pessoa querida? É só continuar lendo o texto para saber mais!

Saiba como cultivar melhores relações com familiares!
Baixe agora meu ebook “Tudo Sobre Coaching”!
É um Presente!

Confira 5 dicas de como lidar com a pré-adolescência

Nessa fase da pré-adolescência a maioria dos pais começa a se perguntar como abordar os filhos que, até outro dia, eram crianças e agora passaram a ter outros interesses e comportamentos. A transição não é algo simples, mas não é impossível. Por mais que pareça difícil, saiba que é perfeitamente possível evitar uma série de conflitos e desenvolver uma relação positiva com seus jovens. Para ajudar você nesse momento de aprendizado, aqui estão 5 recomendações de como se relacionar de maneira saudável com os seus filhos. Veja:

  1. Quando começa a fase da pré-adolescência: a primeira dica de nossa lista diz respeito à identificação de que essa fase está começando na vida do seu filho ou filha. A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que a adolescência acontece dos 10 aos 19 anos, já o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) diz que a faixa etária é dos 12 aos 18 anos. Portanto, a etapa anterior é a pré-adolescência. De qualquer forma, os pais os responsáveis devem ficar atentos às mudanças físicas dos corpos das (já não mais) crianças, assim como as alterações comportamentais.
  2. Não faça o “não” como regra: uma das sugestões mais relevantes para os pais que querem saber como lidar com filhos na pré-adolescência é não dizer sempre “não”. O adolescente é uma criança que está se tornando adulta, por isso, deseja mais liberdade. Naturalmente, eles irão querer sair com os amigos mais vezes, ficar mais tempo fora de casa, ficar mais horas sozinhos no cantinho deles entre outros cenários comuns da fase. Os pais devem compreender que dizer “não” para tudo não resolve em todos os casos. O mais importante é os fazer entender quais são os limites que não podem ser ultrapassados. Permita que seu filho saia dentro das suas regras e para os lugares que aprovar e dê a ele a chance de exercitar sua liberdade vigiada. Entretanto, se não voltar no horário previamente combinado, por exemplo, deixe claro que é um ato de irresponsabilidade e que, provavelmente, não poderá sair novamente nos próximos dias.
  3. Converse mantendo olhos nos olhos: se existe algo que pode tornar a relação do filho adolescente mais difícil com os pais é ter a percepção de que eles não o tratam de igual para igual ou não respeitam seus sentimentos e ideias. Quando for ter uma conversa séria com seu filho, tenha sempre o cuidado de manter os seus olhos em contato com os olhos dele. Isso faz com que o jovem sinta que está tendo uma conversa com um adulto que o respeita e terá mais facilidade para se abrir sobre seus problemas, desejos e angústias.
  4. Ensine seu filho que ele pode dizer “não”: boa parte dos adolescentes que se vão por caminhos não tão positivos aceitou uma oferta de um amigo, pois não teve coragem de dizer não. Você já foi jovem e sabe que não é nada fácil ser colocado contra a parede pelo grupo de amigos. Seu filho precisa ter o entendimento de que, mesmo que a sua negativa signifique algum tempo excluído do grupo, que ele deve saber respeitar seus limites, suas próprias vontades e opiniões. Mostre que ser autêntico é a melhor escolha em longo prazo para seu bem-estar emocional, físico e mental.
  5. Saiba a hora certa de falar sobre namoro: para saber como lidar com essa etapa é importante que você compreenda que seu filho está crescendo e um dos novos interesses que surgirão é o namoro. Porém, não adianta você começar a especular se ele (a) já gosta de alguém. Dê liberdade para que o jovem desenvolva a maturidade sentimental sem a pressão de ter que revelar os seus segredos. Ao demonstrar tranquilidade, seu filho irá ter essa conversa com você quando se sentir confortável para isso. Não o trate como criança e aproveite para dar conselhos importantes de nível emocional e de cuidados contraceptivos.

 

Lembre-se de que todas as recomendações acima são apenas sugestões, portanto, elas podem variar de caso para caso. Outro ponto interessante para não se esquecer é que todo esse cuidado contribui no processo de preparação do seu filho para a vida adulta. E se você tiver mais alguma dica é só escrever nos comentários!

Como usar o coaching nessa fase

O coaching é um método empoderador que é muito útil em diversos momentos da vida, sejam eles na vida pessoal ou profissional. Como não poderia ser diferente, o coaching é excelente para ajudar você a se desenvolver e se tornar um ser humano mais evoluído. Com esse progresso, é mais fácil ajudar o seu filho.

A formação Consultor em Análise Comportamental do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) é um excelente exemplo de curso que é muito útil para diversas fases da carreira ou não, inclusive para cuidar de pré-adolescentes. No curso, você irá aprender a mapear o perfil de tendências comportamentais das pessoas com assertividade. Desse modo, você terá a habilidade de analisar melhor as pessoas, deixando de fazer julgamentos superficiais ou situacionais.

PSC

Durante o tempo em que estará aprendendo com o IBC, você irá utilizar a ferramenta Coaching Assessment, chancelada pela FINEP e pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e validada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Incrível, não é mesmo? Além disso, as aulas teóricas e práticas possibilitam que você crie ou potencialize seus processos de coaching; obtenha conhecimento de como obter retorno financeiro como analista comportamental; aprenda sobre a Teoria dos Perfis Comportamentais: entenda como construir e sustentar os relacionamentos interpessoais; como otimizar resultados dos processos de recrutamento e seleção; como exercitar o seu autoconhecimento, autodesenvolvimento e inteligência emocional; e muitos outros temas super valiosos para sua formação profissional e pessoal.

Manter bons relacionamentos é um fator importante para a felicidade
Acesse nosso Termômetro e descubra como anda sua Felicidade!

Tanto conhecimento fará com que você desenvolva capacidade e facilidade de lidar com diferentes perfis comportamentais; habilidade para lidar melhor com situações de pressão; gerenciar e produzir com qualidade diferentes tarefas ao mesmo tempo; gerenciar diferentes relacionamentos interpessoais em situações complicadas; e a evolução de muitas outras virtudes.

E, é claro, após aprender tanto, você poderá atuar profissionalmente com identificação de perfil comportamental; avaliação, e clima organizacional; contratação, remanejamento, treinamento e desenvolvimento; e muito mais.

Impossível não se interessar por esse método tão eficaz, não é mesmo? Mais do que simplesmente se tornar alguém melhor aos olhos dos outros, você será um ser humano melhor para si mesmo. Mais do que isso: será alguém que sabe ensinar e que sabe fazer a escuta ativa para aprender cada vez mais. Afinal, o desenvolvimento acontece no dia a dia. Nada mais concreto do que investir na sua educação contínua para obter resultados positivos em vários âmbitos da vida e em diferentes épocas. Aventure-se e evolua.

 

Você já tem uma ideia melhor de como lidar com filhos na pré-adolescência? Deixe seu comentário abaixo!

 

Copyright: https://www.shutterstock.com/home