Os inúmeros problemas ambientais decorrentes do consumismo fazem muitas pessoas refletirem sobre o materialismo. Mas não é só isso, aprender como desapegar das coisas e levar uma vida melhor vai além, pois é muito importante para desconectar-se dos bens materiais e olhar mais para dentro de si. Neste sentido, já parou para pensar em como é sua relação com o mundo hoje? Reflita!

Para começar, é fundamental entender que o excesso de coisas pode não te fazer bem. Viver cercado de objetos que não têm utilidade e que só te lembram de como você se sente vazio é extremamente nocivo para o seu bem-estar e amadurecimento emocional e espiritual. Entretanto, é sempre hora para desapegar. Veja, então, dicas de como se libertar dos excessos materiais.

O Coaching é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento humano!
Conheça mais sobre essa metodologia,  acesse “Tudo Sobre Coaching”!

10 Dicas de Como Desapegar das Coisas e Evitar o Materialismo

Confira as cinco dicas que listei de como se tornar uma pessoa desapegada de coisas materiais que não acrescentam nada a você como ser humano.

1 – Doe Tudo o Que Estiver Sobrando

Energia parada não leva a nada. Por isso, movimente as coisas que já não tem utilidade para você, mas que podem ser úteis para outras pessoas. Para aprender como desapegar das coisas materiais é importante perceber quando alguns objetos estão, simplesmente, sobrando. Isso inclui aquelas roupas três manequins menores que você guardou para quando emagrecer e também aquelas que você comprou, sem precisar, para usar, quem sabe, um dia e nunca usou.

Doe de coração, libere esta energia parada e trabalhe em seu aprimoramento interno como indivíduo. Faça esse exercício de observar quais são as suas coisas que não têm uma relação direta com a pessoa que você é e, nesse exato momento, aproveite para trabalhar sua mente e exercitar a doação.

2 – Limpe seus Espaços

PSC

Se você tem muitas coisas e se sente oprimido em sua própria casa, faça uma limpeza focando na abertura de espaços. Tenha em mente a importância de aumentar as áreas de circulação dos cômodos do seu lar, de deixar a luz entrar e comece a colocar em caixas para doação àqueles objetos que não estão sendo usados há tempos. Ao fim desse trabalho você sentirá uma sensação de limpeza interna também e recompensado por poder atribuir novas funções aos espaços da sua casa.

3 – Entenda Que Bens Materiais Não Preenchem Espaços Emocionais Vazios

Um dos males desse século é o consumismo como forma de remediar problemas emocionais. Ter 100 pares de sapatos não irá mudar como você se sente em relação a alguma frustração em sua vida. Sendo assim, ao invés de sair comprando objetos para resolver estas questões internas mal resolvidas, procure ajuda de um especialista para aprender a identificar as fontes dos seus vazios emocionais e a gostar mais de si, preenchendo aqueles espaços vazio com sentimentos, pensamentos e comportamentos positivos.

4 – Elimine o que não lhe traz boas sensações

Elimine o que não lhe faz bem. Reserve um dia da semana para limpar tudo que não lhe traz boas lembranças ou bons fluidos. Exercite o desapego material e comece pelo que está em sua volta. Procure desapegar de roupas velhas ou que não usa mais, acessórios, sapatos. O que traz lembranças ruins pode não fazer bem para sua vida. Se algo está te incomodando, dê para alguém, jogue fora, mas não fique com ele!

5 – Faça substituições com o que você quer

Muitas vezes estamos sonhando em ter alguma coisa mas, infelizmente, naquele exato momento não podemos adquirir. Já aconteceu isso com você? Se você quer muito uma coisa que no momento não é possível ter, procure algo que os substituem temporariamente, ou seja, se deseja muito uma joia rara, um colar, mas ainda não consegue adquirir, que tal tentar uma semi joia similar com um valor menor até que você consiga realizar seu sonho? Muito cuidado para não estar querendo suprir, com essa compra, algo sentimental.

6 – Troque bens materiais por relacionamentos

Muitos de nossos desejos materiais são para suprir alguma falta que vive em nós. Queremos comprar porque sentimos um vazio que é preenchido temporariamente pelo material.
Busque dentro de você o que realmente necessita, se são bens materiais ou suprir problemas sentimentais. Procure preencher esses vazios com contatos com familiares, relacionamentos com pessoas. Tente marcar um almoço em família, uma saída com amigos, uma roda de música, tudo isso podem ser grandes substitutos de bens materiais. Vale a pena tentar!

7 – Evite o consumismo

Tem pessoas que não fazem planejamento e sai comprando tudo que vê pela frente. Evite o consumo desnecessário. Antes de sair comprando e querendo ter tudo, defina seu estilo de vida, aquilo que você pode realmente comprar e precisa, não só pelo que deseja. Tem pessoas que tem uma coleção de sapatos mas usa apenas seis pares deles. Sair comprando compulsivamente porque está triste não é a saída. Controle seus desejos materiais para não se tornar uma pessoa acumuladora.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

8 – Tome decisões de mudança

Todos nós temos medo de mudança. Desapegar é mudar.
Não fique refém da ditadura da sociedade. Não tenha medo de não ter o melhor celular e não ser aceito no grupo por isso. Seja você mesmo, tenha segurança que aquilo que você tem não define o que você é. Não vá mudando seu “status” e se endividando e acumulando coisas que não serão necessárias para você só por manter uma postura que não é realmente aquela que vai de encontro com o que você acredita. Seja dono de suas atitudes e personalidade. Seja aceito primeiramente por você, respeitando seu estilo de vida e suas necessidades.

9 – Substitua Coisas por Momentos

Quer aprender como desapegar das coisas materiais? Comece compreendendo que as coisas que mais importam na vida NÃO são coisas. Às vezes, momentos simples, tomando um café com seus filhos, no final de semana, em casa, conversando, brincando e sorrindo, podem ser mais especiais e importantes do que aqueles onde estão juntos, mas apenas focados em comprar objetos. Valorize os momentos, os afetos, os sorrisos, a saúde. Poder adquirir as coisas que deseja é uma vitória sua, mas jamais isso deve ser mais importante que os momentos únicos que você pode viver com quem você ama.

10 – Controle os Impulsos

Manter vivo o sentimento que te fez querer aprender como desapegar das coisas é fundamental para controlar o impulso de comprar mais objetos desnecessários. Tome cuidado com o bichinho do consumismo e para não acabar sucumbindo à vontade de ter e, acabar esquecendo-se, de buscar ser a melhor pessoa que pode ser. Portanto, antes de comprar qualquer coisa, pense se ela realmente terá utilidade ou se é mais outra coisa que você usa para se preencher.

Gostou das dicas de como desapegar das coisas materiais? Então compartilhe com os seus amigos e passe-as adiante!

Deixe seu Comentário.

 

Copyright: https://www.shutterstock.com