Como ser mais feliz de acordo com a Psicologia Positiva | @alenkasm

Ser feliz é um propósito maior da humanidade desde os primórdios. Esse sentimento de realização e plenitude é buscado das mais diferentes formas e crenças compartilhadas em grupo ou em práticas individuais.

Algumas pessoas acreditam que a felicidade está na satisfação econômica, na harmonia familiar, nas relações sociais de qualidade, significativas e duradouras, no sucesso da concretização de metas e objetivos, na serenidade e equilíbrio com os próprios sentimentos e emoções, práticas espirituais e religiosas, e diversas outras maneiras.

O fato é que para ser feliz não existe um caminho específico que garante a existência desse sentimento positivo na vida do indivíduo. Essa resposta instiga até mesmo a ciência, que já chegou a algumas evidências comprovadas de como atrair a felicidade em seu cotidiano.

Exercite as 5 dicas e se torne mais Feliz

Para a Psicologia Positiva, uma ciência que estuda as emoções positivas, desenvolvida nos anos 90 pelo psicólogo americano Martin Seligman, uma ciência que estuda as emoções positivas. Suas pontuações incluem:

Satisfação

Significa viver com mais alegria, se atentar ao prazer dos detalhes do dia a dia, um simples “Olá”, “Bom dia”, “Obrigada”, “Por favor”, acompanhados de um brilho nos olhos e um sorriso transparente podem fazer enorme diferença. A correria cotidiana acaba nos levando para o modo automático sem percebermos, portanto, pare alguns instantes para observar o que está acontecendo a sua volta. Aprecie!  A vida é uma dádiva, e enxergar o mundo com mais significado atrairá ainda mais emoções positivas. Seja grato, o universo é recíproco.

Engajamento

PSC

Viva o melhor de você, participe mais de sua história, saia da condição de espectador de sua própria vida, essa decisão e atitude é impactante para a promoção da felicidade.

Se engaje e envolva-se verdadeiramente no que se propõe a fazer, se doe mais, deste modo, vivenciará experiências ricas e únicas que trazem sempre aprendizados, sejam elas negativas ou positivas, mas atente-se para não ser negligente, apoie-se sempre na moderação como termômetro de suas ações, para evitar decepções desnecessárias. A vida é um processo de crescimento contínuo!

Encontrar um sentido na vida. (Missão, visão e Valores)

Quando falamos sobre missão, visão e valores logo associamos as políticas organizacionais, pessoa jurídicas, mas essas 3 bases podem e são muito indicadas para pessoas físicas também.

Essas definições aplicadas no sentido pessoal ajudam a nortear o desenvolvimento do indivíduo, são como regras que esclarecem o caminho a ser percorrido rumo as realizações.

Convido você a refletir sobre as seguintes perguntas que irão te orientar na construção de sua missão, visão e valores:

– Qual o legado que você quer deixar? Como gostaria de ser lembrado? Qual o sentido de sua existência?  (Missão)

 – Como quer estar daqui a 2, 5 ou 10 anos? Quais seus objetivos para este ano? Existe um grande sonho que te impulsiona a dar o seu melhor a cada nova oportunidade de viver? O que? (Visão)

– Que tipo de comportamento conduz suas ações? O que você acredita que ao adotar em sua vida te tornará uma pessoa melhor? (Valores)

Exemplo de valores: honestidade, ética, transparência, respeito ao próximo e a si mesmo, amor, fé, fidelidade, companheirismo e etc.

Relacionamentos

Somos serem relacionais, portanto, manter em contato com as pessoas e criar vínculos se trata de uma necessidade básica para o bem-estar do indivíduo, isso não significa que se deve buscar a felicidade no outro mas sim estabelecer relacionamentos que saudáveis que proporciona apoio mútuo, proporcionando emoções positivas para ambas as partes. Vale ressaltar que as conexões consistentes são as que verdadeiramente elevam o nível de felicidade do indivíduo, para isso é preciso ultrapassar as barreiras virtuais, como comunicação via celular e seus aplicativos ou via redes sociais.  Faça programações com seus amigos e familiares, troque experiências e boas gargalhadas serão sempre bem vindas.

Por último, uma dica de Coach: Viva o aqui e agora!

Viva verdadeiramente o momento presente. Permita-se ressignificar o passado, honrar e respeitar a sua história, permita-se evoluir com os aprendizados adquiridos para despertar em si, sua melhor versão. Convido você a perceber que somos o que realizamos no tempo presente. O AQUI e AGORA é o único tempo em que existimos, é a maior e única forma de nos tornarmos quem queremos SER, essa capacidade tem uma relação direta com seu bem-estar e plenitude.

Gostou deste artigo? Comente e compartilhe a felicidade com seus amigos!