profissional-multifuncional

5 Características do Profissional Multifuncional

Por: José Roberto Marques | Blog | 11 de agosto de 2017

Nas últimas décadas, a lógica do mercado de trabalho passou por uma série de mudanças e o perfil do colaborador ideal também se alterou. O mundo globalizado exige um profissional multifuncional, aquele que é capaz de realizar diversas tarefas ao mesmo tempo, sem perder o foco em nenhuma. Por isso, ter jogo de cintura e saber trabalhar distribuindo sua atenção é fundamental para ser tornar requisitado pelo mercado.

5 Características do Profissional Multifuncional

Será que você é um profissional multifuncional? Confira abaixo as cinco características principais desse perfil e descubra:

Flexibilidade

Certamente a palavra mais presente no vocabulário de um profissional multifuncional é flexibilidade, pois ele deve conseguir tocar mais de um projeto ao mesmo tempo e exercendo diferentes papéis. Isso significa que não é porque você de uma área, que não possa transitar com outras, aprender e colaborar com seus conhecimentos. Grande parte das empresas necessita de profissionais preparados para exercer as suas funções e em paralelo aprender novas atividades.

Curiosidade

Realizar uma série de funções, incluindo muitas que não são originalmente suas, exige que esse profissional tenha um mínimo de curiosidade. Ter o desejo de aprender sobre novas áreas, de maneira que as novas atribuições não sejam vistas como um peso é fundamental. É importante que o indivíduo que se vê exercendo um papel de profissional multifuncional tenha realmente o desejo de estar nessa posição, pois trabalhar sem a gana de aprender pode ser bastante frustrante.

Resiliência

Um dos conceitos mais importantes para o profissional moderno, a resiliência, é a capacidade de se adaptar a diferentes cenários sem se deixar afetar por eventuais contratempos. O profissional multifuncional deve estar sempre pronto para alterar o curso da sua carreira em prol de um melhor aproveitamento de suas qualidades. Adaptação é um dos nortes dos profissionais que são classificados como multifuncionais, pois eles são os primeiros a exercer as funções das novas demandas do mercado de trabalho.

Responsabilidade

Profissionais definidos como multifuncionais devem ser bastante responsáveis e comprometidos em desempenhar as suas diferentes tarefas. Empresas de médio e grande porte preferem optar pela fusão de setores, deixando os mesmos a cargo de um profissional em que tenham confiança. Assumir posição de liderança em diferentes setores exige muito comprometimento por parte dos profissionais.

Polivalência

Compreender que precisa assumir funções que, muitas vezes, não eram originalmente suas e desempenhar um bom papel é essencial para o profissional do futuro. Algumas profissões já tinham esse caráter polivalente, como as secretárias, por exemplo, que em diversas empresas já realizavam atividades de secretárias-executivas e de liderança para que o trabalho acontecesse dentro da lógica necessária. O profissional multifuncional não só assume novas funções, como está preparado para isso.

Gostou de aprender mais sobre o profissional multifacetado? Quer ampliar seu leque de possibilidades e incorporar novas qualidades e e estes e outros diferenciais também? Invista em Coaching e, acelere e potencialize seus resultados.