Equipe comemorando aumento da produtividade

Prostock-studio/Shutterstock Um bom líder faz toda diferença na produtividade dos profissionais!

Todo gestor que visa o aumento da produtividade de sua equipe e, consequentemente, de sua empresa deve aprender ou desenvolver estratégias efetivas que lhe ajudem a conquistar est resultado efetivamente.  O líder é o principal responsável por motivar seus profissionais e fazê-los sempre produzir mais e melhor em qualquer condição. É também quem deve inspirar seus colaboradores e oferecer-lhes condições para sempre evoluir profissional e pessoalmente.

Por isso mesmo, no dia a dia de uma organização, o gestor deve estar atento aos fatores de motivação, uma vez que eles são essenciais a que seus funcionários estejam comprometidos e engajados com a empresa e com os resultados. Pensando nisso, eu trouxe algumas dicas poderosas do que fazer, na prática, para incentivar e empoderar a equipe a cada vez mais ir além.

5 Atitudes do Líder que Ajudam no Aumento da Produtividade

Gestor veja o que você pode fazer na prática para ser o melhor líder que você pode ser para sua equipe:

1. Dê Bons exemplos –

Sim, a liderança pelo exemplo é um importante cartão de visitas de um gestor, pois mais importante do que o que você ele diz, é o que faz. Não raro, vemos funcionários desmotivados porque o discurso do seu líder é incongruente com suas ações. Portanto, se quer ter um grupo de profissionais produtivos, seja uma inspiração positiva para ele, seja congruente com seus valores e alinhe suas falas com suas atitudes diárias.

2. Seja um Líder Motivador

Um líder motivador é aquele que reconhece os talentos de sua equipe, as competências e habilidades, individuais e coletivas do grupo, e que sempre busca manter seus profissionais unidos, motivados, produtivos e inspirados. Para isso está sempre atento ao clima do grupo, cuida para que suas relações interpessoais sejam positivas e agregadoras, para que a comunicação seja assertiva e para que o trabalho em equipe surta os efeitos desejados.

3. Desenvolva seus Profissionais

PSC

Um bom gestor é aquele que está sempre atento ao desenvolvimento dos seus profissionais, que compartilha suas experiências e conhecimentos e que fomenta o aprimoramento dos seus funcionários de forma contínua, por meio da identificação dos seus gaps e oferecimento de capacitação, por exemplo. Por isso, seja este líder que busca oferecer o melhor aos seus liderados, oportunize chances de crescimento e, com certeza, eles serão cada vez mais produtivos.

4. Reconheça seu Grupo

Reconhecer os seus profissionais é essencial, afinal, este é um dos principais motivadores do ser humano em seu trabalho e na vida como um todo. Portanto, se quer manter a produtividade dos seus funcionários sempre em alta, reconheça seus esforços e resultados e prestigie seus profissionais sempre. Porém, não faça isso apenas por fazer, procure sempre oferecer boas condições de trabalho, oferecer reconhecimentos em forma de promoção ou mesmo de uma melhoria salarial.

5. Desenvolva-se!

Busque se tornar o melhor líder que você pode ser. Para isso, invista em conhecer seus pontos de melhoria, suas dificuldades e gaps e trabalhe continuamente para eliminá-los. Também procure identificar quais são suas principais competências, qualidade e talentos e potencializá-las. Para isso, o Coaching para Lideranças é a forma mais rápida, completa e efetiva para impulsionar o seu desempenho como líder. Fica a dica!

Aproveite estas dicas poderosas e busque colocá-las em prática diariamente para elevar e manter a produtividade dos seus colaboradores sempre em alta. Procure ainda construir uma relação positiva com seus profissionais, ser um bom líder e ter pulso, mas também ser um parceiro na construção dos resultados extraordinários. Lembre-se disso e bom trabalho!