Dragon Images/Shutterstock Todo ser humana necessita ser reconhecido e amado em sua essência

Maslow fez uma importante distinção sobre as Necessidades de Estima. Essa distinção diz respeito à sua reputação, ou ao que as outras pensam de você. A outra parte é o seu autorrespeito – o que você pensa de si mesmo. Aproveito para trazer boas reflexões de Coaching – Como está sua autoestima neste momento? De 0 a 10 o quanto se sente confortável e feliz com a pessoa que é?

Boa parte do consumo no mundo diz respeito à necessidade de estima. É muito comum que as pessoas adquiram bens ( roupas, joias, carros) para que os outros tenham por elas mais admiração e respeito, mas isso também pode vir quando alguém decide fazer uma faculdade ou uma viagem ao exterior, por exemplo.

Todos nós gostamos de ser elogiados, gostamos de saber que somos admirados por algo, seja esse elemento tangível ou intangível. Cada um, de acordo com seus valores, construirá sua forma de perceber a estima das pessoas. Entretanto, é preciso ter um limite e não deixar que esta necessidade se torne um comportamento vaidoso e prepotente.

Construa uma Autoestima Equilibrada

Digo isso, porque muitas pessoas precisam, a todo tempo, sentir que são admiradas. Em decorrência disso, desenvolvem uma forte dependência emocional dos elogios frequentes. Geralmente são indivíduos que desejam passar uma imagem de segurança e que gostam de chamar atenção seja pelo que possuem ou pelo que são intelectualmente.

Porém, ao contrário do que possa parecer, este comportamento demonstra grande insegurança e, por vezes, uma estima baixa. Posso querer ser estimado por ser uma pessoa alegre e divertida e, por isso, todos querem sair comigo no sábado  à noite, ou posso querer ser estimado por ter um carro do ano, no qual todos querem andar.

PSC

Por isso, longe dos julgamentos de valor (que definitivamente não é o que queremos fazer) basta entendermos que a estima também é uma importante necessidade humana.

Nossas necessidades: fisiológicas, de segurança, amor/pertencimento e necessidades de estima, são consideradas por Maslow como “comportamento de lidar”, pois quando você está atendendo a essas necessidades você está no nível mais básico nível de sobrevivência e tentando lidar com a vida, com as pessoas, com o mundo… com o externo.

 Exercite sua estima, busque fortalecê-la diariamente, mas não coloque nos bens materiais sua felicidade. Procure ser a melhor pessoa que você pode ser para si mesma, cuide da sua saúde, aparência, construa bons relacionamentos pessoais e profissionais, tenha amigos verdadeiros, do mesmo modo seja honesto, amoroso, dedicado e justo. Com certeza, deste modo os elogios e reconhecimentos, virão gratuitamente.

Gostou do texto? Curta, comente e compartilhe em suas redes sociais! E se quiser saber um pouco mais sobre as Necessidades Básicas do Ser humano, acesse a categoria Self Coaching!