Voltar

3ª Necessidade Básica do Ser Humano – Amor e Pertencimento

Publicado em | 0 comentários

Pressmaster/Shutterstock Todo ser humano necessita ser amado e sentir que faz parte de algo importante em sua vida

O 3º nível de necessidades em nossa hierarquia de necessidades básicas é a “Necessidade de Amor e Pertencimento” que já entra no grupo das necessidades sociais. Esta é a necessidade de se comunicar com outros, de ter relações pessoais com outros, com amigos, familiares e relacionamentos íntimos e/ou sexuais com nossos parceiros. Isto em geral, é apenas a necessidade de ter interação social.

Quando sentimentos que amamos e somos amados, sentimos que pertencemos a um local seguro, onde somos compreendidos e aceitos como somos e também oferecemos o mesmo ao outro. Assim, podemos construir relacionamentos onde a troca é recíproca e cada um tenta proporcionar o seu melhor ao outro.

Por isso, quando nossas necessidades de amor e pertencimento não estão sendo atendidas verdadeiramente, por mais que tentemos esconder esta realidades, começamos a nos sentir isolados, sozinhos, solitários, depressivos e começamos a ficar mais introvertidos. Isso ocorre porque um amor não correspondido traz diversas frustrações e a sensação de insuficiência à pessoa.

Ouse Amar-se e Pertencer a si Mesmo

Para mudar este cenário e vivenciar relações positivas e recíprocas, é preciso tomar a iniciativa, ter atitude e sair em busca dos outros, das pessoas, porque uma vez que estamos na situação social, conversando com os amigos ou com a família, fazendo o básico, estamos satisfazendo a necessidade básica de interagir.

Do mesmo modo, quando nos abrimos a conhecer novas pessoas e nos deixarmos conhecer por elas, também estamos criando um ambiente de interação, onde cria-se espaço para amizades e também para relacionamentos amorosos profícuos.  Neste sentido, Maslow estimou que apenas 50% das pessoas satisfazem suas necessidades de amor e pertencimento.

Mas por que isso ocorre? Será que nem todos nasceram para amar e ser amados? E como se sentir pertencente? Cada pessoa, de acordo com suas experiências de vida, tem uma forma diferente de entender e viver seus sentimentos. Pode ser que experiências negativas tenham sabotado sua forma de enxergar as relações e o amor e que isso, a isolou do mundo.

Por isso mesmo, é preciso reverter esta crença limitante e passar a acreditar que sim, você pode e é capaz de amar e ser amado. Do mesmo modo, se você se sente desconfortável onde está, não sinta-se deslocado, mas procure ver isso como um sinal  interior de que você precisa buscar seu próprio lugar no mundo.

Deste modo, você se sentirá realmente pertencente ao lugar onde está, e o que é melhor, porque você deseja estar ali e não porque se sente pressionado pelos outros a estar. Permita-se Amar -se e Pertencer a si mesmo!

Para conhecer as demais Necessidades Básicas do Ser Humano, clique e acesse a Categoria Self Coaching.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!