Voltar

366 Dias Com Seus Colegas de Trabalho. Você resistiria?

Publicado em | 0 comentários
Colegas de trabalho

Megacuriosidade 366 dias com seus colegas nestas condições. Você daria conta?

Um ano com seus colegas de trabalho… Recentemente assisti a uma matéria no programa Fantástico que me chamou bastante atenção. Falava de uma experiência de um ano, ou mais precisamente de 366 dias onde cientistas da NASA (Agência Espacial Americana) ficaram confinados numa cabana, localizada num local inóspito do Havaí, para simular como seriam as condições de vida numa possível viagem a Marte.

Detalhe, os pesquisadores tiveram que ficar lá sem nenhuma comunicação com o mundo exterior, dividindo os espaços comuns (sem quase nenhuma privacidade) e com uma alimentação extremamente restrita, reduzida apenas a alimentos enlatados e queijo ralado.  Para sair da “casa” tinham que usar aquelas roupas enormes de astronauta debaixo de altas temperaturas e trafegar num solo difícil de circular com o equipamento.

Tudo isso por si só já demonstra o grau de dificuldade a que estavam expostos, entretanto, para eles o mais difícil não foi ter que se adaptar a esta nova rotina, mas sim ter que lidar com os conflitos e desafios da convivência.  Neste sentido, segundo a cientista Carmel Johnston, o mais complicado foi superar os atritos pessoais, diferenças, discussões e desentendimentos naquele ambiente fechado onde todos de certa forma estavam presos.

E você, conseguiria passar 366 dias junto com seus colegas de trabalho?

Colegas de trabalho

ElPais Brasil Cientistas comemorando sua vitória depois de 366 dias juntos!

A solução para isso, ainda de acordo com a pesquisadora foi – “Resolver rápido e colocar o trabalho em primeiro lugar”, destacou Johnston. Daí vem o insight que gerou este texto e me trouxe o poderoso questionamento que eu quero compartilhar. E você, conseguiria passar 366 dias com seus colegas de trabalho? O que seria mais difícil para você? Reflita sobre isso e vamos pensar juntos neste assunto.

Realmente, na maioria das empresas um dos fatores que mais comprometem a produtividade e a qualidade do ambiente de trabalho é o fator relacionamento interpessoal. Quando os líderes e equipes estão em desarmonia sempre há problemas desta natureza, o que impacta diretamente em seus resultados.

Por isso, é importante desenvolver inteligência emocional e social e aprender  a pensar de forma sistêmica, ou seja, em grupo ou individualmente é essencial que cada colaborador tenha a consciência de seu papel na construção de um trabalho de excelência e, consequentemente, na resolução das lacunas e alcance do sucesso almejado.

No caso da pesquisa da NASA, como Carmel confidenciou, o foco no resultado que estavam buscando foi muito maior que as diferenças pessoais que eles tinham enquanto conviviam. Por isso, conseguiram superar as limitações, discussões, atingir as metas, levar à frente as pesquisas e passar os 366 dias trabalhando juntos.

Em nosso trabalho, para responder de forma rápida e madura, com os cientistas fizeram, o profissional precisa compreender que independente das suas crenças e das crenças dos colegas, existe um objetivo, um sentido maior em seu trabalho e que, independente a tudo, é importante dar o seu melhor para alcançá-lo. Isso é o que diferencia um colaborador comum de um funcionário extraordinário, que pensa além, é comprometido e dá o seu melhor para conquistar os triunfos almejados.

Portanto, antes de alimentar picuinhas no trabalho e viver as turras com seus colegas ou líder, pense na sua carreira e nos resultados que deseja alcançar. Seja maduro e não perca tempo com isso. Seu profissionalismo em todos os momentos fará grande diferença, mostrará sua postura profissional e seu comprometimento em oferecer seus conhecimentos, experiências e habilidades em prol da realização dos projetos e crescimento da sua empresa.

Por mais que em alguns momentos seja realmente difícil conviver, lembre-se que diferente dos cientistas da NASA, no final do dia, você pode ir para sua casa, se dedicar a outras atividades e restabelecer suas energias para o próximo dia.

Pense nisso, tire o foco dos problemas e procure construir oportunidades e não alimentar desentendimentos e inimizades. Com foco, ética e respeito é possível ter uma boa convivência e o que melhor: conquistar junto com seus colegas grandes resultados em perfeita harmonia e num ambiente saudável de cocriação, evolução contínua, desenvolvimento e resultados extraordinários.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!