Voltar

3 Poderosas Formas de Como Avaliar o Desempenho de Funcionários

Publicado em | 0 comentários

Jihad Afghan Algifari/Shutterstock Conheça 3 métodos de avaliação de desempenho e saiba como usá-los para beneficiar sua empresa e seus funcionários

A Avaliação de Desempenho é sempre um tema muito abordado no universo corporativo. Não por acaso, pois mensurar a perfomance dos colaboradores e da empresa é muito importante para corrigir suas falhas, reconhecer os talentos e melhorar os processos gerenciais e administrativos.

Entretanto, como avaliar o desempenho dos funcionários? Existem modelos mais ou menos efetivos? E na prática, quais são os mais indicados? Para responder estas e outras questões, trouxe alguns exemplos de formas efetivas para fazer uma avaliação de desempenho dos colaboradores em seu ambiente de trabalho.

3 Formas De Avaliação de Desempenho de Funcionários

Coaching Assessment – Este é um questionário simples e poderoso que tem como objetivo avaliar o perfil comportamental do profissional e também outros aspectos importantes, como: índice de satisfação, liderança, autoestima, principais competências e habilidades comportamentais, capacidade de lidar com novos desafios e dificuldades entre outros. Com base nestes resultados, os gestores podem conhecer melhor seus liderados, seus pontos fortes e de melhoria e trabalhar no sentido de desenvolver os aspectos esperados e potencializar seus talentos já conhecidos.

Avaliação 180 Graus – Neste tipo de avaliação, os gestores mensuram os resultados dos seus liderados, seus conhecimentos, habilidades, gaps no sentido de buscar potencializar o que seus colaboradores têm de melhor, identificar novos talentos, como também de corrigir falhas ou deficiências técnicas ou comportamentais que estejam sabotando seus resultados.

Avaliação 360 Graus – Tem como objetivo avaliar o desempenho dos líderes segundo sua visão, a de seus colegas, liderados e superiores e fazer um mapeamento de suas principais competências e habilidades e também daqueles elementos técnicos, emocionais e comportamentais que ainda precisam ser desenvolvidos ou mesmo aprimorados. Além disso, ao passar por uma Avaliação 360 graus, o líder tem a oportunidade de evoluir, como também de ser reconhecido por seus: resultados, qualidades e diferenciais e, isso, com certeza, é uma motivação a mais para seguir em frente com seu trabalho.

Como podemos perceber, existem diversos mecanismos para fazer uma avaliação de desempenho numa empresa e diversas possibilidades e métodos de mensuração da performance do capital humano. Entretanto, cada um deve ser usado do jeito certo e com as pessoas certas para que assim propiciem os resultados desejados pela organização.

Se você também quer potencializar o desempenho de seus líderes e liderados, invista em seu desenvolvimento contínuo, invista em Coaching. Para isso, contrate para sua empresa, uma das minhas soluções do Coaching Corporativo e leve todos os benefícios desta fantástica metodologia para sua organização.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!