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3 Passos Para Avalancar sua Carreira de Coach

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FabrikaSimf/Shutterstock Conheça 3 dicas poderosas para impulsionar seus resultados como coach profissional

Para aqueles que já possuem a formação em Coaching, mas ainda têm dúvidas a respeito de como definir o nicho de mercado, como se tornar referência e aumentar seu faturamento, aqui vão três passos valiosos que, com certeza, irão te ajudar a alavancar sua carreira de Coach.

1º Passo: Como Definir o Nicho Transformador em Coaching

O Nicho de Coaching pode ter muitas variações, conforme as necessidades que vão surgindo no mercado. E muitos Coaches ao serem perguntados e ao se apresentarem sobre que tipo de Coaching atendem, podem responder: sou Coach de Relacionamento, Coach de Casamento, Coach de Produtividade ou uma infinidade de outros nichos.

Mas como você pode especificar o seu nicho? Todas as vezes que o Coach fala que é Coach de alguma coisa, o máximo que ele faz é despertar na outra pessoa uma curiosidade e receber perguntas como “O que é isso?”, “O que faz especificamente?”

O que acontece em alguns casos, é que outras pessoas não irão perguntar, mesmo que tenham tal curiosidade, pois podem estar em uma reunião de negócios, numa festa, dentro de um carro, dentro de um elevador e até mesmo na fila de um banco e o que Coach precisa é estar preparado para falar sobre o seu nicho de uma forma mais simples, rápida e objetiva possível.

“Sou Coach de Relacionamentos”… A pessoa que recebeu essa informação às vezes vai se calar e seguir o seu caminho, sem muito interesse. E nesse momento, o Coach perdeu uma ótima oportunidade de propagar o que faz de verdade.

Uma excelente dica é, ao invés de dizer, sou Coach de Relacionamento, sou Coach de Emagrecimento, sou Coach Esportivo, diga que você é a transformação que você gera na pessoa. Por exemplo, o que você faz? Eu ajudo mulheres a conquistarem homens e serem mais felizes e plenas. Essa é a transformação que você gera.

Eu ajudo casais que já não se entendem mais, a resgatar o amor e a paixão do início do relacionamento. Eu ajudo homens a aprenderem e a terem mais autoconfiança e conquistarem mulheres.

Tudo isso é Coaching de Relacionamento, só que a especificação é a transformação que você, enquanto profissional Coach gera. Isso é o que fornece valor ao que você faz e por isso vale ouro!

Se você passar a apresentar o que faz, pela transformação, você vai ver os olhos das pessoas brilharem.  Ao invés de dizer que “sou coach Esportivo”, é melhor dizer “eu ajudo as atletas a aumentarem a sua performance e a conquistar títulos e eu faço isso por meio do Coaching”

Eu ajudo mulheres a ganharem autoconfiança para conquistarem o homem da vida dela para que possam ter um relacionamento feliz e duradouro, e eu faço isso por meio do “Coaching de Relacionamentos.”

“Eu ajudo pessoas inibidas a subir no palco, pegar no microfone e fazer uma palestra inesquecível para quantas pessoas estiverem na plateia, e eu faço isso através do Coaching de comunicação, ou Coaching de Oratória, Coaching para Falar ao Público”.

Isso é o resultado que você gera e que produz a transformação que as pessoas precisam ouvir e terem a curiosidade de querer saber mais. Fazendo isso, mesmo que a pessoa não tenha tempo para escutá-lo, você despertou um desejo na pessoa e ela, o mínimo que pode fazer, é pedir seu contato para saber mais em outro momento. Ela se lembrará de você de alguma forma depois.

O importante e que também deve ficar claro, é que deve haver congruência e integridade no trabalho que você realiza como Coach. Não basta apenas falar sobre o seu Nicho, o interessante é ter cases para contar. Isso é uma sequência após o despertar da curiosidade na outra pessoa. Ela vai se interessar pela história que você conta, podendo até se identificar e querer saber mais e mais e a vir a contratar a sua transformação.

Então você não pode dizer que você ajuda pessoas a passarem em um concurso mais rápido, se você não tiver realmente clientes que passaram no concurso público mais rápido. Se atente aos detalhes. Você pode simplesmente dizer que ajuda as pessoas a passarem em concurso público. O que você pode fazer ainda, é medir o tempo que elas passam em concurso por meio do seu trabalho como Coach e quantos concursos elas deixaram de passar, sem o que você faz. Tangibilize para contar seus cases de sucesso e despertar mais interesse em quem está ouvindo.

Se você ainda não tem um case de sucesso, mas ainda assim já atua no seu nicho ou pretende atuar no nicho, você também é um transformador.

Especifique a transformação que você gera na pessoa, o valor que você gera na vida do outro. Comece a explicar o que você faz por meio da transformação e você vai perceber a mudança no brilho dos olhos de quem ouve!

 

2º Passo: Como se tornar Referência na Carreira de Coach

Se tornar referência como Coach é o sonho que qualquer profissional que escolheu essa profissão, mas assim como em qualquer profissão, isso requer saber os pontos mais importantes que se deve focar para ter sucesso e ser de fato reconhecido dentro do seu nicho de mercado, aonde quer que esteja.

 

O que é mais importante e para onde você deve focar? Cursos? Ferramentas? Aprender coisas sobre a área na qual atua ou quer atuar? No que é mais importante focar? O que verdadeiramente irá transformar o seu coachee?

 

Para se tornar referência, existem 03 elementos fundamentais que merecem atenção especial ao gerar a transformação no seu coachee:

 

  • Tenha um nicho. Ao ter um nicho, você vai aprender a gerar uma transformação maior no teu coachee.
  • Tenha consistência. Você precisa esperar um tempo razoável. Pra que? Para ter histórias de sucesso para contar, mostrar os resultados alcançados pelas pessoas atendidas por você, evidências de que a transformação aconteceu em vários coachees atendidos. Pegue depoimentos sempre que possível, porém, a melhor propaganda é quando as pessoas percebem que seu coachee mudou e vão querer saber o porquê, quem o ajudou; Então essa será a hora dele dizer o seu nome, tê-lo como referência, te recomendar.

 

Os seus cases por meio da transformação das pessoas poderão lhe ajudar nisso. Suas histórias de sucesso o ajudarão a se tornar referência. Quanto tempo leva para a transformação acontecer, 6, 8, 10, 12 sessões de Coaching? Quem já foi transformado? Tudo isso influenciará na sua referência.

 

  • Teste! Para gerar transformação, é preciso fazer testes com ferramentas diferentes, modelos diferentes de fazer coaching, ordem das ferramentas utilizadas, novas ferramentas aprendidas em cursos específicos de coaching. Ao estabelecer o nicho, você precisa testá-lo, algumas vezes de forma diferente, outras vezes cocriando. Quer testar a Roda da Vida? Ela pode ser testada, desde que o foco seja para gerar transformação. Após testada, será uma ferramenta validada e interessante para ser utilizada.

 

Se em 7 sessões você gerou a transformação que seu coachee queria, passe a atender nessa quantidade de sessões. Você pode cobrar mais barato pelo processo de Coaching, por serem menos sessões.

 

Tendo um nicho, consistência e testando, a transformação para você se tornar uma referência será gerada.  Será sua autotransformação!

 

A partir de hoje, sempre que você tiver uma dúvida sobre como agir, a sua pergunta tem que ser: O que é que vai gerar maior transformação no meu coachee?

 

E aí, com esses elementos, você começa a ser reconhecido no nicho que você estabelecer para você.

 

3º Passo: Como Aumentar o seu Faturamento como Coach

 O maior desejo de quem trabalha como Coach é ser referência no mercado. O segundo maior desejo, é ter um retorno financeiro compatível com suas necessidades. Na verdade, esse é o desejo de todo tipo de profissional. E se esse faturamento pudesse sofrer um aumento substancial?  E se para isso você precisasse apenas atentar para uma pequena ação no seu dia-a-dia?

 

As pessoas mais bem-sucedidas têm um segredo e esse segredo está no valor e no tamanho da entrega que elas dão. Elas chegaram aonde chegaram e ocupam o cargo que ocupam porque geram mais valor às tarefas que realizam, e por esse motivo são mais bem remuneradas.

 

Gerar valor significa “entregar a mais”, entregar além do que as pessoas estão esperando, e essa atitude costuma gerar resultados extraordinários!

 

Qual o valor você tem gerado no seu dia a dia? Qual o retorno que você vem recebendo? Conscientemente ou não, todos nós esperamos algo de alguém. Seja em casa com nossos familiares, esposa, marido, filhos, animal de estimação, empregada, ou no trabalho, de nosso chefe, secretária, equipe, ou de nossos colegas. Todos nós esperamos “algo mais” das pessoas.

 

Quando chegamos em casa depois de um dia de trabalho e nos propomos a dedicar um tempo para nossos filhos, brincamos com eles por apenas 10 ou 15 minutos e logo depois estamos focados em outra coisa como redes sociais ou televisão. Será que estamos entregando o nosso melhor para receber o retorno na mesma medida, ou será que estamos entregando menos do que eles esperavam e do que realmente poderíamos dar?

 

O que recebemos é sempre o eco do que emanamos para o mundo.  É como uma caverna, ou uma gruta. Quando falamos baixinho vamos ouvir um eco baixinho, mas se falarmos mais alto na frente dessa gruta, o eco vai voltar alto.

 

Quanto que você vem entregando em suas tarefas do dia a dia? Você tem se dedicado a entregar o seu melhor? Ou você entrega apenas o suficiente?

 

Em nossa vida profissional não é diferente. Acredite!  No processo de Coaching, seus coachees esperaram alguma coisa de você. E o que você vem entregando? Menos do que eles esperam ou mais do que eles esperam?

 

Você é remunerado na medida do valor que você gera para o seu cliente. Sendo assim, para aumentar o valor da sua hora de atendimento como Coach, para aumentar o valor do teu programa de coaching você precisa gerar mais valor, você precisa entregar a mais para o seu cliente. Quando entregamos mais do que as pessoas esperam, elas ficam dispostas a nos dar mais em retorno.

 

Quanto você está entregando no seu dia a dia para sua mulher, para o seu marido, para seu filho, seu chefe, para o seu colaborador, para a sua empregada dentro de casa, para a babá dos seus filhos? Quanto você está entregando para o seu pai, para a sua mãe, para seus vizinhos, para a sociedade, para as pessoas ao seu redor, para o seu teu coachee, para o seu cliente?

 

Ouso dizer que você vem recebendo na mesma medida do que vem entregando. Para aumentar substancialmente o seu valor como Coach, você precisa treinar para entregar a mais em todas as áreas de sua vida. E eu tenho certeza de que se você se dedicar a praticar a arte de entregar a mais dia após dia, você passará a receber muito mais em retorno.

 

Que tal então, a partir de agora, desse exato minuto, quando você terminar de ler esse texto, você começar a entregar a mais em cada atividade, em cada tarefa do seu dia a dia? Quando você tiver dúvidas a respeito do motivo pelo qual está recebendo pouco das pessoas em sua vida pessoal ou profissional, pense: “Eu tenho entregado o melhor de mim?”

 

Mude suas ações, mude suas declarações e seus comportamentos, entregue a mais para o mundo e ele retornará na medida do que você entregar para ele.

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