Um ambiente de trabalho positivo e equilibrado, sem conflitos organizacionais é, sem dúvidas, um fator decisivo para a conquista de quaisquer metas ou resultados organizacionais. Isso porque se o clima corporativo não for favorável, automaticamente os impactos nas performances seguirão pelo mesmo caminho.

Se um profissional não consegue se relacionar de forma pacífica com outro colega, por exemplo, dificilmente conseguirá apresentar bons rendimentos em um trabalho que exige força coletiva, não é mesmo? Ou melhor, se os colaboradores não estão motivados ou satisfeitos com algum aspecto relativo à empresa como o salário, por exemplo, dificilmente os resultados serão benéficos ou rentáveis para a organização em questão.

Sabemos que em qualquer negócio existem sim as diferenças. Isso porque qualquer empresa é composta por pessoas com carreiras, educação e personalidades diferentes umas das outras. E, em função disso, conflitos ou divergências de opiniões podem favorecer e muito o crescimento e desenvolvimento da equipe e dos trabalhos executados quando acometidos de forma profissional, madura e objetivando mudança, novas ideias e, principalmente, a inovação nos serviços prestados.

Quando os conflitos organizacionais superam o ambiente profissional, prejudicam o clima organizacional e passam a afetar o lado pessoal dos colaboradores, a empresa pode passar a ser impactada de forma negativa e nada satisfatória. Isso gera uma série de danos e malefícios como: queda na produtividade, indisciplina e rebeldia dos funcionários, baixo desempenho, desmotivação, entre outros.

Por isso, evitar estes conflitos e discórdias do ambiente empresarial é um fator cada vez mais importante na busca por resultados positivos.

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Principais conflitos organizacionais e como evitá-los

PSC

Confira 10 exemplos de conflitos organizacionais presentes nas empresas e como eles podem ser evitados:

1.    Ambiente de trabalho hostil

Este é, sem dúvida, um dos conflitos mais presentes dentro das empresas que pode se dar tanto entre colaboradores quanto entre líderes e seus subordinados. A rivalidade e hostilidade presentes no ambiente de trabalho influenciam não só os resultados e as atividades executadas como também passa a ser uma corrente negativa que podem impactar outros trabalhadores.

Se um profissional possui conflitos com seu supervisor seja por insubordinação, pensamentos opostos ou mesmo por autoritarismo, por exemplo, a tendência é que ele influencie mais colegas a terem o mesmo comportamento e não o contrário.

Neste sentido, é fundamental que os gestores estejam sempre atentos e dispostos a melhorar e propiciar uma atmosfera de trabalho saudável e estimulada ao desenvolvimento onde os funcionários se sintam constantemente valorizados e bem relacionados uns com os outros. Por isso, promover a liberdade de expressão, o respeito e o bom convívio entre colaboradores é fundamental.

2.    Desmotivação

Este é outro grande conflito presente em inúmeras empresas. Quando o funcionário é atacado pelo vírus da desmotivação, ele trabalha mal, não doa o seu melhor e atrasa os resultados corporativos também. Por isso e muito importante que a empresa esteja atenta em avaliar o grau de motivação de seus funcionários periodicamente e promova ações que favoreçam o incentivo e ânimo de seus trabalhadores.

Isso porque um profissional feliz rende mais, executa suas tarefas com afinco e dedicação, produz em menos tempo e, principalmente, favorece a conquista de resultados para a empresa.

Existem diversas formas de motivar funcionários, seja através de remunerações satisfatórias e condizentes com o cargo e função, feedbacks positivos e construtivos, elogios, premiações por desempenho, entre outras coisas.

3.    Resultados insatisfatórios

Outro problema comum nas empresas é quando o balanço sobre os resultados e projetos realizados não vem sendo satisfatório. Nestes casos é importante fazer uma análise minuciosa em todas as áreas e etapas de trabalho para descobrir qual é a real causa do problema.

Se a causa estiver ligada a atividades mal executadas, por exemplo, é hora de avaliar se os colaboradores realmente estão aptos e qualificados para exercer suas funções. Ou se estiver ligada a fatores externos como falta de investimentos ou equipamentos, por exemplo, é hora de fazer uma boa varredura em todos os processos organizacionais.

Em muitos casos, procurar uma consultoria para um problema específico ou contar com a colaboração dos funcionários para definir pontos de melhoria podem ser uma excelente alternativa para evitar mais conflitos.

4.    Problemas de relacionamento

Promova atividades de confraternização: Essas atividades darão oportunidade para que os profissionais se conheçam em um nível mais humano, também é de grande valia para uma organização. Isso porque quando as pessoas trabalham com pessoas com quem se importam, a atividade ganha um valor que vai além do financeiro.

5.     Não execução de tarefas

Um dos problemas mais constantes dentro de uma empresa é na execução de tarefas. É importante que haja respeito e cordialidade entre todos, seja qual for o cargo que a pessoa ocupe na empresa. Valorizar os relacionamentos pessoais dentro da empresa faz com que os colaboradores se sintam confortáveis para desenvolver suas tarefas. Para ser valorizado pelo mercado é importante primeiro ser valorizado por seus colaboradores. Faça como as grandes organizações, dê atenção a esses pequenos detalhes que fazem toda a diferença.  Afinal, o seu primeiro cliente é o seu colaborador.

6.      Baixa produção

A baixa produção tem muito a ver com a falta de validação. Valorize a criatividade em seu colaborador. ofereça ferramentas que motivem e estimulem a criatividade. Essa atitude ajuda a criar o processo de pertencimento do colaborador e toda a equipe, estimula o pensamento, valida o trabalho desenvolvido, fazendo-os acreditarem em si mesmos.

7.       Falta de foco

A falta de estímulo do trabalho em equipe gera falta de foco. Sentir que fazem parte de um grupo e que são importantes para a empresa fará com que cada colaborador se sinta à vontade em ajudar o colega dentro do propósito da equipe. A motivação será uma rotina espontânea dentro da empresa se ele se sentir importante.

8.       Baixo desempenho

Para resolver esse problema é preciso estabelecer proximidade com a equipe. Ajuda a evitar barreiras que acabam prejudicando o desempenho de toda equipe. A proximidade ajuda a entender melhor as competências de cada colaborador.

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9.      Conflitos entre colaboradores

Uma grande dificuldade de muitos líderes é solucionar conflitos. Neste momento o líder tem que ter muita sensibilidade e cuidado para a solução de algum conflito entre a equipe. Deverá encontrar uma solução rápida e adequada para o problema

10.      Desvalorização do profissional

Fortalecer a confiança e o respeito entre líder e equipe. O líder que participa e respeita toda a equipe na participação dos projetos e metas, dando espaço para a criatividade e contribuição de cada colaborador para o alcance desses projetos, fortalece o sentimento de confiança e respeito. Isso faz com que a equipe cresça junto.

Quer saber mais como criar um ambiente motivador na sua empresa? Quais outros conflitos podem ser evitados no ambiente corporativo? Como capacitar sua liderança e sua equipe para atingir as competências necessárias para o bom convívio no trabalho? Conheça as ferramentas do coaching para estimular seus colaboradores e impactar seus resultados.

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