Quando um profissional se torna um coordenador de equipe em uma organização empresarial, muitas funções lhe são atribuídas. Uma destas atribuições é liderar. São atividades que andam juntas. Por isso, todo líder deve saber como ser um bom coordenador de equipe e vice-versa, pois ao assumir esta função este profissional se torna o principal responsável por desenvolver seus colaboradores e guiar seu grupo de profissionais ao sucesso. Como tal, deve procurar atender bem as demandas da empresa, aos anseios de carreira dos seus liderados, como também fazer o seu melhor para crescer na empresa e ascender a gerente, por exemplo.

Neste sentido, podemos dizer que no dia a dia de uma organização, independente de seu porte ou segmento, que os desafios de um coordenador são muitos. Para vencê-los, ele deve atender às exigências do negócio, responder bem as cobranças da empresa por resultados e também ser uma referência positiva para seus colaboradores. Quer saber mais sobre as atribuições de um coordenador de equipe e como exercer esta função com excelência? Continue a leitura, querida pessoa!

Quer saber como motivar e potencializar os resultados de sua equipe?
Clique aqui e baixe agora meu ebook “Leader Coach”! É um presente!

As Exigências do Trabalho de Coordenador

Lidar com pessoas, ensinar, orientar, corrigir, dar feedbacks, motivar os profissionais, delegar e acompanhar as tarefas: são alguns das atribuições do gestor que coordena um grupo de funcionários. Além disso, o líder deve estar atento aos processos organizacionais, de modo a garantir que a empresa tenha a máxima eficiência produtiva e sempre bons resultados.

Para isso, deve garantir que sua equipe seja qualificada, receba o reconhecimento por seus bons resultados e tenha condições de trabalho favoráveis à realização correta de suas tarefas, de modo que isso aumente continuamente a produtividade da organização, sua lucratividade e participação no mercado. Portanto, ter um bom coordenador é fundamental.

3 Dicas de Como Ser um Bom Coordenador de Equipe

Confira minhas três dicas de como ser um bom coordenador de equipe e conquistar resultados extraordinários com sua equipe:

1 – Compartilhe conhecimento e lidere pelo exemplo

PSC

Como coordenador procure ser sempre uma referência positiva para os seus liderados. Para isso, compartilhe seus conhecimentos, ensine, instrua, corrija e oriente seus profissionais de modo a desenvolvê-los constantemente. Também seja sempre congruente em suas palavras e ações.

Atue como um parceiro do seu time. Reconheça seus sucessos, corrija seus erros e ouça sempre seus feedbacks. Reconhecimento é algo que difere líderes de pessoas que somente gerenciam processos mecanicamente. É o toque humano tão necessário para a liderança. Sempre que possível, ofereça oportunidades de crescimento aos seus funcionários. Uma nova função, reajuste salarial, folgas e quaisquer outras formas de mostrar reconhecimento ou de dar a oportunidade de crescimento aos colaboradores serão bem-vindas.

2 – Procure Evolução Contínua

Todo bom gestor está sempre atento ao seu aprimoramento profissional e pessoal. Por isso, para ser um bom coordenador é importante investir continuamente em seu autodesenvolvimento, procurar identificar seus principais gaps, pontos de melhoria e buscar métodos efetivos para sanar isso.

Também é importante estar atento aos seus comportamentos, desenvolver sua inteligência emocional, comunicação e relacionamento interpessoal e expandir sua visão de negócio. Fazer treinamentos para desenvolvimento de novas habilidades, conhecimentos e competências técnicas e emocionais, também essencial. Uma boa ferramenta para isso é o Coaching para Lideranças. Procurar evolução contínua é uma boa forma de liderar pelo exemplo pois os seus liderados também procurarão formas de investir em suas carreiras, seja através de cursos de curta duração ou até mesmo através de leituras relevantes para as suas funções.

3 – Conquiste Bons Resultados

Uma das coisas mais importantes para quem assume a coordenação de uma equipe são os resultados. Todo líder precisa  mostrar e conquistar as metas e objetivos estabelecidos pela gestão da empresa. Por isso mesmo, seja um coordenador que cuida bem de sua equipe, mas que não se esquece da importância de conquistar grandes resultados também. Estruture suas estratégias, treine seus profissionais, instrua, delegue e direcione suas ações para o alcance efetivo dos alvos da organização. Utilize ferramentas para gerenciar e monitorar tarefas e não centralize os processos em pessoas.

Quer saber como motivar e potencializar os resultados de sua equipe?
Clique aqui e baixe agora meu ebook “Leader Coach”! É um presente!

O Coaching pode me ajudar a ser um bom coordenador de equipe?

Se você se assumiu a coordenação de uma equipe e acredita que necessita aprimorar ou desenvolver algumas habilidades importantes para liderar com excelência, saiba que o Coaching pode ser um valioso aliado neste momento tão importante de sua carreira. As ferramentas e técnicas de Coaching te ajudarão a se conhecer melhor enquanto líder, além de contribuir com o desenvolvimento de habilidades necessárias para a liderança, tais como:

  • Comunicação eficaz e pontual
  • Relacionamento saudável com os liderados
  • Feedbacks precisos
  • Inteligência Emocional
  • Ouvir na essência
  • Liderança
  • Redução de turnover
  • Gestão do tempo

Se você deseja começar a desenvolver essas e outras habilidades agora mesmo, conheça as formações do Instituto Brasileiro de Coaching. Vale ressaltar que o IBC é a única escola de Coaching do país com certificação ISO 9001

Espero que estas dicas possam contribuir de maneira verdadeiramente poderosa com a sua liderança, querida pessoa! Se você assumiu esta função recentemente, tenho certeza que você está exatamente onde merece estar. Parabéns! Agora, me conte: você já colocou em prática algumas destas dicas? Tem alguma outra dica para compartilhar aqui? Utilize o espaço abaixo para compartilhar a sua dica e a sua opinião sobre este assunto. Se este conteúdo te ajudou de maneira positiva e você acredita que ajudará outras pessoas, curta e compartilhe em suas redes sociais.

 

Copyright: 665953069 – https://www.shutterstock.com/pt/g/prostockstudio