Quando falamos em competências individuais estamos nos referindo às habilidades que todo profissional precisa ter para se destacar em sua empresa. Entretanto, isso vai além do comum, pois significa desenvolver qualidades não que igualem o colaborador aos demais, mas que o coloque sempre um degrau acima em relação aos outros.

Você deve estar pensando ai em quais são estas competências, não é mesmo? Bem, não se preocupe porque elas não são coisas de outro mundo. Na verdade, elementos como: criatividade, proatividade, liderança, comunicação assertiva, inovação e visão sistêmica: já são muito conhecidos e deveriam fazer parte do dia a dia de todo profissional.

Porém, elas ainda são os alvos da maioria das empresas na hora da contratação. Ou seja, são habilidades ainda em falta no mercado e que, por isso mesmo, são muito exigidas e desejadas pelas organizações. Portanto, ao desenvolvê-las você tem ainda mais chances de se destacar e conquistar seu lugar ao sol.

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10 Exemplos de Competências Individuais Importantes

Já falamos em muitas competências individuais e agora vou destrinchá-las para que você entenda como usá-las em prol de uma carreira de sucesso. Confira:

Liderança

O líder é aquele que se destaca na multidão, que chama a responsabilidade para si e que inspira as pessoas ao seu redor a segui-lo, pois é um influenciador nato. Muitos profissionais querem ser tornar líderes para ocupar cargos maiores nas empresas, mas não necessariamente têm as qualidades para isso, o que os transforma em gestores, mas não em lideranças.

PSC

Quando você aprimora ou desenvolve esta competência, mostra sua afinidade com o liderar, está um passo a frente dos demais, pois a liderança não se relaciona com o fato de mandar em alguém, mas em ter autoridade para influenciar pessoas e conseguir sua colaboração. Se você tem esta competência individual, faça dela uma aliada do seu crescimento profissional.

Inovação e Criatividade

Seja inovador, criativo, ouse sair da caixa e ampliar sua visão sobre a empresa, seus clientes, concorrentes, o mercado e o mundo. Portanto, busque inovar, ter ideias criativas e, especialmente, viáveis. Saia do lugar comum e procure estar atento ao que acontece ao seu redor e desenvolver uma inteligência diferenciada, que lhe permita decodificar todas estas informações e transformá-las em boas oportunidades de negócio, melhoria e de crescimento para sua empresa.

Comunicação Assertiva

Um profissional que sabe se comunicar bem está anos luz dos demais. Digo isso porque se comunicar é saber como se posicionar do jeito certo, na hora certa e para o público certo e não apenas falar e falar. Muitas vezes achamos que estamos sendo entendidos quando na verdade nossa comunicação é ineficiente.

Portanto, desenvolva esta competência individual o quanto antes: aprenda como estabelecer uma comunicação assertiva e clara, seja via e-mail, telefone ou presencialmente e torne sua forma de se expressar uma marca pessoal positiva. Em todas as carreiras este é sempre um diferencial e um talento dos profissionais e líderes de sucesso.

Seja humilde

Ser mais humilde faz a diferença entre um líder e um chefe. Os dois estão no comando embora um está chamando atenção e o humilde terá mais confiança da equipe. Seus colaboradores, com certeza irão gostar do segundo modelo. 

Faça reuniões produtivas

Limite o tempo das reuniões. Faça com que elas sejam bem mais produtivas. Se você confia em sua equipe para realizar seu trabalho, não deve haver necessidade de tanto gerenciamento e as reuniões podem ser executadas rapidamente.

Conheça seus limites

Mesmo o líder mais gentil e mais atencioso tem limites. Defina seus limites e cumpri-los. Saber o que você não vai tolerar pode poupar todos no escritório de muita frustração, e manter os limites claros significa que não há confusão.

Peça ajuda para alguém de confiança

Nenhum homem é uma ilha, como dizem. Os melhores líderes sabem quando precisam de ajuda e sabem para onde recorrer para consegui-lo. Ninguém pode saber tudo, então encontrar alguém em quem você confia para obter conselhos quando as coisas ficam difíceis pode fazer toda a diferença.

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Tenha inteligência emocional

Embora muitas pessoas aconselhem manter as emoções separadas dos assuntos de negócios, os negócios são, em última instância, relações entre pessoas. Para que esses relacionamentos durem, você precisa ser emocionalmente inteligente – ser sensível a diferentes pontos de vista e diferentes contextos. Ao usar sua cabeça para fazer o que é melhor para sua empresa, não se esqueça de ter um coração.

Aprenda com os erros

Para mais uma vez citar um ditado, aqueles que não aprendem com o passado estão fadados a repeti-lo. A história, recente ou não, é repleta de exemplos de modelos de negócios bem-sucedidos e falhas de negócios espetaculares. Pense no que as pessoas que você admira fazem bem e considere o que deu errado para aqueles que terminam suas carreiras atolados em escândalos ou desgraças. Lições podem ser encontradas em todos os lugares.

Nunca pare de melhorar

Grandes líderes estão constantemente aprendendo e sempre tentando melhorar a si mesmos. Há sempre algo em que você pode trabalhar ou uma nova habilidade para dominar. Certifique-se de manter sua mente aberta a novas ideias e possibilidades.

Como podemos perceber, as competências individuais fazem toda diferença na forma como profissional posiciona sua carreira. Não por acaso, os mais bem-sucedidos são aqueles que possuem habilidades e talentos melhor desenvolvidos que os demais e, que principalmente, sabem muito bem o que fazer com eles.

Por fim, se você quer chegar a este nível, mas ainda não sabe quais são seus diferenciais competitivos em relação à sua carreira, busque no Coaching o apoio que precisa tanto para descobrir como para desenvolvê-los de maneira objetiva e acelerada.

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