Voltar

2ª Necessidade Básica do Ser Humano – Segurança

Publicado em | 0 comentários

Jirsak/Shutterstock A Necessidade de Segurança faz com que busquemos nosso ambiente seguro, onde nós e aqueles que amamos estão sempre protegidos

O segundo nível da pirâmide traz a Necessidade de Segurança. Essa é a necessidade de sentir que não estamos correndo perigo, de ter abrigo, de sentir proteção. Antes de viajarmos, por exemplo, costumamos levar nosso carro para a revisão, a fim de evitarmos acidentes.

Pelo medo causado pela insegurança algumas pessoas dirigem vários quilômetros para não entrarem em um avião. Outros gastam milhares de reais em sofisticados sistemas de segurança em suas residências. Temos ainda aqueles que chegam a sofrer transtornos psicológicos em decorrência do excesso de medo e da sensação constante de insegurança física e emocional.

A necessidade de segurança também transparece na nossa busca por estabilidade na carreira e nas relações afetivas e familiares. Não raro vemos pessoas que namoram sem paixão alguma, apegadas à segurança que o outro transmite e que pensam não ser possível encontrar uma relação estável com outra pessoa.

Podemos também pensar naqueles que se submetem a duras rotinas de trabalho ou até ao assédio moral pela segurança da carteira assinada e do salário fixo no final do mês. Ou ainda, naquele indivíduo que por medo de não ser aceito pelos amigos, não expõe suas verdadeiras opiniões e sempre se manifesta de forma contrária ao que realmente pensa.

A Importância de Sentimo-nos Seguros

E, pensando em satisfazer as necessidades de segurança, acho importante reconhecer que, quando nossas necessidades de segurança não estão sendo atendidas plenamente, ou temos receio se não sermos capazes de atender as nossas necessidades de estabilidade, ou que não seremos capazes de pagar o nosso aluguel, nossas contas pessoais ou algo assim, o que normalmente acontece é o estresse e ansiedade.

Por isso, na maioria das vezes que estamos estressados ficamos com muita ansiedade e voltamos às necessidades de segurança. Sentimos isso porque todo ser humano possui o seu “ambiente seguro”, ou seja, um estado físico e mental onde sente-se totalmente confortável e livre de transtornos de qualquer natureza.

Essa segurança é essencial para que cada um de nós possa avançar na pirâmide e sentir-se confiante e motivado para buscar nossos objetivos, metas e sonhos, sejam eles pessoais ou profissionais. Por isso, quando sentir-se inseguro, busque imediatamente encontrar seu equilíbrio e estar plenamente “dono de si”. Isso é fundamental para ter mais qualidade de vida e eliminar medos desnecessários do seu dia a dia. Liberte-se!

E você, quando sente mais necessidade de segurança? Comente abaixo, continue acompanhando meu blog, na categoria Self Coaching, e conheça também todos os artigos sobre as demais Necessidades Básicas do Ser Humano.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!