Muitas vezes, complicamos demais as coisas e nos esquecemos de que ser feliz é muito mais simples do que parece. Por mais que a grande maioria das pessoas tenha uma rotina agitada e cheia de obrigações a serem cumpridas todos os dias, é possível simplificar a vida e viver de forma mais leve e prática. O primeiro passo para promover uma mudança positiva é adquirir consciência em relação ao seu comportamento, assim conseguirá identificar pontos a serem transformados e melhorados e a valorizar o que já é bom.

Dicas Para Simplificar a Vida e Ser Mais Feliz

Confira 25 dicas que te ajudarão a simplificar a sua vida e a canalizar a sua energia para o que realmente te proporcionará mais tranquilidade.

1 – Compromissos: reveja os seus compromissos, elimine aqueles que não te agregam e que esteja cumprindo apenas por obrigação ou medo de dizer não. Escolha se ocupar apenas com aquilo que realmente faz a diferença na sua vida.

2 – Papéis: faça uma faxina nos papéis que guarda em casa e no trabalho. Mantenha apenas documentos que sejam importantes e contas mais recentes. Se possível, digitalize alguns deles, assim irá eliminar volume e poderá mantê-los seguros no ambiente virtual.

3 – Comunicação: eleja um meio de comunicação principal para cada área da sua vida. Por exemplo, contatos profissionais apenas por e-mail e pessoais por mensagens e redes sociais. Isso irá evitar que esteja o tempo todo conectado com o trabalho e irá facilitar a organização ao enviar as respostas.

4 – Guarda-roupas: reveja os itens que mantêm em seus armários e fique apenas com as roupas e calçados que realmente usa. Aproveite para doar as peças sem utilização para pessoas que precisem.

5 – Custos: você realmente precisa de um pacote de TV a cabo com tantos canais? Verifique se o valor investido está realmente sendo útil e se está desfrutando dele. O mesmo vale para pacotes de telefonia, internet e outros serviços de assinaturas e para suas compras frequentes. Atente-se ao consumismo!

PSC

6 – Cozinha: todos os seus aparelhos elétricos e utensílios são úteis ou apenas estão servindo para ocupar espaço na sua cozinha? Elimine os objetos que não usa e dê preferência para itens multiuso, que têm mais de uma utilidade e são mais compactos.

7 – Experiências: dê mais valor para as experiências, pois ninguém poderá tirá-las de você. Planeje-se para viajar e visitar os lugares que tem vontade e passar mais tempo com quem ama.

8 – Compras: antes de comprar algo, pense se realmente precisa daquilo ou se está agindo apenas por impulso. Adquirir essa consciência irá fazer bem para o seu bolso e para o meio ambiente.

9 – Produtividade: mantenha o foco em uma coisa de cada vez. Assim, conseguirá dedicar toda a sua atenção para dar o seu melhor e, após finalizar, poderá passar para a tarefa seguinte.

10 – Anote: adotar o hábito de fazer anotações poderá te trazer diversos benefícios, como aliviar o trabalho da memória, ter mais consciência em relação aos seus pensamentos e sentimentos, ter boas ideias e se conhecer melhor.

11 – Positividade: procure se manter na presença de pessoas positivas que te incentivem e apoiem. A energia delas irá te contagiar e fortalecer o seu otimismo e a sua motivação.

12 – Consciência: ao invés de simplesmente repetir ações, comece a se questionar para entender a razão pela qual age ou se sente de determinada forma. Isso irá te ajudar a se conhecer melhor e, consequentemente, ser mais feliz.

13 – Alimentação: escolha bem os alimentos com os quais irá nutrir o seu corpo. Dê preferência para produtos naturais, mas, também, não se prive caso sinta vontade de saborear algo diferente. O importante é manter sempre o equilíbrio ao fazer escolhas.

14 – Simplicidade: aprenda a apreciar e valorizar as coisas simples. Dar um passeio no parque com uma pessoa especial pode ser tão, ou até mais, incrível quanto estar em um local luxuoso. Saiba enxergar a felicidade que está nas pequenas coisas.

15 – Água: hidratar o corpo é extremamente importante para a sua saúde e o seu bem-estar, por isso, leve sempre uma garrafinha consigo para aonde for. Nenhuma bebida será capaz de te refrescar tanto quanto um copo d’água.

16 – Mente: cuidar da saúde da mente é tão importante quanto cuidar do corpo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o verdadeiro conceito de bem-estar inclui tanto a saúde física quanto a mental. Busque o equilíbrio e não hesite em procurar ajuda profissional quando sentir que precisa.

17 – Casa: a organização da sua casa diz muito sobre o seu estado de espírito. Nesse sentido, se deseja se sentir equilibrado e em paz, mantenha o seu lar sempre limpo e organizado. Dividir tarefas entre os moradores é uma ótima maneira de manter tudo em ordem sem sobrecarregar ninguém.

18 – Conselhos: quando estiver passando por uma fase delicada ou precisar tomar uma decisão importante, peça conselhos para pessoas mais experientes e confiáveis. Certamente elas terão muito a agregar em sua vida e te mostrarão novas formas de enxergar as coisas.

19 – Perfeição: tome cuidado para não se prender demais à ideia de perfeição. Querer dar o seu melhor é maravilhoso, mas é necessário cuidar para que as exigências não se tornem inatingíveis.

20 – Planejamento: comece a planejar as coisas que pretende e precisa realizar, como compromissos diários e metas. Ter tudo registrado irá permitir que se organize melhor e consiga cumprir tudo o que precisa de forma mais eficaz.

21 – Lanches: leve sempre uma opção de lanche saudável para o trabalho, como uma fruta, por exemplo. Assim, quando sentir fome, evitará se render constantemente aos fast-foods todos os dias.

22 – Agora: aproveite cada momento que estiver vivendo ao máximo, sem se prender ao passado ou se adiantar para tentar prever o futuro. Essa é a forma mais saudável de viver e é essencial para que seja verdadeiramente feliz.

23 – Urgência: sempre que uma demanda surgir, verifique quanto tempo gastaria para realizá-la. Se for algo simples e que pode fazer em minutos, faça agora. Desenvolver o seu senso de urgência irá te ajudar a reduzir a lista de compromissos a fazer e, consequentemente, o estresse.

24 – Respire: a mente controla o corpo e é controlada pela respiração. Se atentar para a forma com a qual respira poderá te trazer muito mais serenidade e calma. Práticas como a ioga e a meditação são ótimas para te ajudar a respirar com mais qualidade.

25 – Desacelere: quando perceber que o seu ritmo está acelerado demais, desacelere. Se dê um tempo para relaxar, descansar e se reenergizar. Sua saúde mental, física e espiritual agradece!

Espero que essas dicas te inspirem a simplificar a sua vida para que tenha maior liberdade para desfrutar de cada momento com plenitude. Ao tirarmos o foco dos excessos, conseguimos enxergar melhor todos os motivos que temos para sermos gratos. Simplifique, descomplique e seja mais feliz!

Copyright: 277521896 – https://www.shutterstock.com/pt/g/constantin%20stanciu