A música é uma arte poderosa, capaz de suscitar em nós as mais diferentes emoções e memórias. Quem é que nunca se emocionou ou se lembrou de momentos especiais do passado ao ouvir uma canção? Por conta disso, é possível recorrer a determinados gêneros musicais com objetivos específicos, como de relaxar, por exemplo. Continue acompanhando e confira uma seleção com vinte músicas para acalmar o coração que irão te ajudar a manter a calma e o equilíbrio de uma forma agradável e prazerosa.

Quer vivenciar uma oportunidade extraordinária na sua vida?
Acesse o meu curso “Introdução ao Coaching”,
é um presente!

O Poder Emocional da Música

A música é um fenômeno capaz de atravessar todas as fronteiras geográficas e culturais, afinal, mesmo que seja cantada em um idioma diferente, a melodia e os sons são universais. Por esse motivo, podemos considerá-la como mais abrangente do que a própria linguagem, porque de alguma forma pode ser entendida por pessoas de todo o mundo e suscitar as mais diversas emoções.

Para o cérebro humano, a música causa uma espécie de ilusão perceptiva, assim como ocorre com determinadas imagens, por exemplo. Ao ouvir uma canção, ele ordena os sons em uma sequência, criando um significado único. É por isso que uma mesma música pode ser sentida de diferentes formas por cada indivíduo, porque a apreciação está ligada à capacidade de processar sua estrutura.

Mais do que qualquer outro tipo de estímulo, a música consegue evocar imagens e sentimentos que não precisam, necessariamente, ser refletidos diretamente na memória, já que é possível apreciar sem saber exatamente a razão para isso. Apesar de ser um fenômeno ainda bastante rodeado por mistérios, os motivos por trás da emoção gerada pelas canções estão fortemente ligados a várias teorias baseadas na sinestesia.

20 Músicas Para Acalmar o Coração e Relaxar

Existem momentos em que tudo o que você precisa é se recolher para refletir sobre a vida e os rumos que irá tomar. Ouvir as músicas certas enquanto faz isso irá te ajudar a se acalmar e pensar com serenidade no que aconteceu. Considerando isso, preparei uma seleção com 20 canções extraordinárias, algumas têm letras com lições poderosas e outras dizem muito sem usar nenhuma palavra, apenas com sua bela melodia. Confira!

1 – Felicidade – Marcelo Jeneci

PSC

Uma música suave e que fala a respeito da importância de fazer uma escolha de ser feliz, pois os problemas, por maiores que pareçam, irão passar.

2 – Trem Bala – Ana Vilela

Essa canção tem uma letra lindíssima, que fica ainda mais bonita na voz de Ana Vilela, e faz uma comparação entre a vida e um trem-bala.

3 – Era Uma Vez – Kell Smith

A infância é realmente uma fase inesquecível e é sobre isso que essa música trata, mostrando que é possível manter a doçura mesmo com o passar dos anos.

4 – Mais Bonito Não Há – Tiago Iorc e Milton Nascimento

Uma música que fala sobre as coisas mais bonitas da vida, como um abraço, o perdão e o olhar de uma criança, que se torna ainda mais especial nas vozes de Milton Nascimento e de Tiago Iorc.

5 – Trevo – Anavitória

Encontrar o amor é mesmo maravilhoso e nessa canção a dupla Anavitória compara o ser amado a um trevo de quatro folhas, elemento considerado como um atrativo da sorte.

6 – Respirar – Sandy

Sandy e sua bela voz nos mostram nessa música o quanto é importante desacelerar e sentir a vida com maior consciência.

7 – Mais Uma Vez – Legião Urbana

Ouça essa canção e lembre-se que, independente do que esteja acontecendo contigo, o sol vai voltar a brilhar em sua vida.

8 – A Estrada – Cidade Negra

Cada um de nós tem a sua trajetória, que é marcada por muitas lições e desafios, e é exatamente sobre isso que a banda Cidade Negra fala nessa música.

9 – Sapato Velho – Roupa Nova

O amor não tem idade e, mesmo que com a maturidade as características mudem, sempre é tempo de amar e de se encantar com músicas como essa.

10 – Enquanto Houver Sol – Titãs

Independente de qual seja o desafio que esteja em sua frente, ao ouvir essa música verá que enquanto houver sol haverá uma forma de superá-lo.

11 – Strawberry Swing – Coldplay

O poder calmante dessa canção está em sua melodia e na voz suave de Chris Martin. Ouça e relaxe!

12 – Watermark – Enya

Uma obra instrumental que transmite tranquilidade a cada acorde. Esse tipo de música é bastante indicado para ouvir enquanto medita e relaxa.

13 – Someone Like You – Adele

Esse grande sucesso de Adele é considerado por especialistas como uma das canções mais relaxantes do mundo.

14 – Perfect Symphony – Ed Sheeran

Ed Sheeran, apesar da pouca idade, mostrou ser um grande artista. Nessa canção ele conta com a participação de ninguém menos que Andrea Bocelli, o que resultou em uma apresentação fantástica.

15 – Fantasy – Alina Baraz & Galimatias

Essa música reúne uma voz suave com uma batida delicada e, ao mesmo tempo, animada. Tenho a certeza de que irá se sentir bem ao ouvir, experimente!

16 – What a Wonderful World – Tiago Iorc

O grande sucesso que ficou conhecido na voz de Louis Armstrong ganhou uma versão diferente e muito interessante na voz de Tiago Iorc.

17 – Deadwater – Wet

Uma bela amostra de que a música é universal e que pode gerar emoções mesmo que cantada em outro idioma.

18 – Daydream – Nitin Sawhmeny

Essa canção é extremamente calmante, inclusive pode ser interessante ouvi-la antes de dormir, em um volume suave, para pegar no sono mais rapidamente.

19 – Flying – Garth Stevenson

Uma música instrumental incrível, relaxante e que teve como inspiração a experiência que o artista Garth Stevenson teve em uma viagem para a Antártida.

20 – Eet – Regina Spektor

A cantora russa Regina Spektor é conhecida por sua voz doce. Tenho a certeza de que irá acalmar o seu coração ao ouvir essa bela canção.

Como Utilizar a Música Para Acalmar o Coração

Depois de conferir as minhas 20 sugestões de música, saiba que é importante que se permita desligar do restante do mundo de vez em quando para ouvi-las com tranquilidade. Faça desse um momento só seu, ouvindo-as enquanto toma um banho, descansa ou realiza qualquer atividade que goste e que te transmita paz.

Desfrutar desses instantes em plenitude irá fazer com que aprenda a apreciar a sua própria companhia, se conheça melhor e possa refletir a respeito de sua vida e suas escolhas. Afinal, estar ao lado de pessoas especiais é maravilhoso, mas desfrutar de momentos de solitude também é.

Espero que tenha gostado das sugestões que compartilhei e que elas te ajudem a encontrar paz e equilíbrio sempre que precisar.

 

Copyright:  524194510 – https://www.shutterstock.com/pt/g/antonioguillem