Voltar

Décimo Terceiro- Veja dicas para aproveitar bem este dinheiro extra!

Publicado em | 0 comentários
Décimo terceiro

Jacek Dudzinski/Shutterstock Veja dicas poderosas para aproveitar melhor seu décimo terceiro

Novembro além de penúltimo mês do ano, também é quando o trabalhador recebe a primeira parcela de seu décimo terceiro salário. Num ano conturbado como 2016, quando os preços de tudo foram lá para o alto e o poder aquisitivo do brasileiro perdeu força, este dinheirinho extra pode representar aquela respirada importante e um reforço muito bem-vindo em sua renda mensal.

Entretanto, como dinheiro mal administrado é também vendaval é importante pensar bem em com você vai gastar ou aplicar este “a mais” para não meter os pés pelas mãos mais uma vez. Esta atitude é essencial para evitar que pensamentos e comportamentos negativos em relação as suas finanças pessoais não sejam repetidos e façam você ficar no vermelho de vez.

Pensando em te ajudar, separei algumas dicas poderosas para você aproveitar melhor este dinheiro extra e não cometer mais nenhum deslize financeiro que acabe te levando a encerrar e começar o ano já com problemas financeiros. Confira e coloque estas ideias em prática

Dicas Para Aproveitar Melhor seu Décimo Terceiro

Quite suas dívidas

Quer liquidar de vez suas dívidas? Então o décimo terceiro é uma excelente oportunidade para colocar suas contas em dia, negociar débitos em aberto e conseguir bons descontos e o que é melhor, para tirar seu nome da lista de devedores que estão com a ficha suja. Para isso, o ideal é entrar em contato com seus credores e buscar negociar os valores.

Caso o valor do seu décimo terceiro não seja suficiente, tente chegar a um valor que você pode pagar. Se não houver acordo, mesmo assim mantenha-se focado em pagar suas contas. Procure então dar prioridade ao pagamento das contas cujos juros são maiores, como cheque especial e cartão de crédito e salde estes débitos. Caso você ainda consiga ficar com algum dinheiro, guarde a quantia para ter um fundo de reservas ou então pague antecipadamente alguma conta parcelada ou parcela de financiamento. Isso ajuda a aliviar os juros e ter bons descontos no saldo final.

Lembre-se das contas de 2017 (Planejamento)

No início do ano temos aquelas tradicionais contas a pagar (IPTU, IPVA, material escolar e matricula) que acabam inflacionando o orçamento e impactando na renda das famílias. Minha dica é reservar o dinheiro do 13º para pagar estas contas extras, se programar desde agora para estes pagamentos e investimentos, e poder ficar mais aliviado diante destas dívidas. Assim, ao invés de pegar dinheiro do seu salário mensal, você pode aplicar seu décimo terceiro. Considere esta possibilidade e guarde seu dinheirinho extra.

Que tal investir?

Se você não tem nenhuma dívida em aberto, que tal usar o dinheiro do seu décimo terceiro e investir na construção de uma poupança ou em aplicações, fundos de investimento, renda fixa? Para isso, o ideal é consultar seu gerente do banco, amigos que entendam deste tipo de aplicação financeira ou mesmo especialistas no assunto. Isso vai te ajudar a escolher melhor onde investir seu dinheiro e a construir um patrimônio de investimentos mais sólido.

Gostou das dicas? Já sabe o que vai fazer com seu décimo terceiro agora? Saiba que para entrar em 2017 no azul é importante também mudar a forma como você se relaciona com o dinheiro, o seu mindset em relação a ele e buscar ter comportamentos e hábitos mais positivos.

Isso representa não sucumbir aos supérfluos nem gastar mais do que você tem. O ideal é sempre ter um planejamento financeiro pessoal, um fundo de reservas e fazer compras inteligentes e conscientes. Pense nisso e boa sorte!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!