Como ter uma equipe de alta performance | crédito da imagem: Wavebreakmedia

Quando se trata de liderar uma equipe, é muito importante ter em mente que os resultados positivos ou negativos obtidos pela mesma são consequências de como ela é conduzida.

Para obter resultados positivos e prósperos é necessário contar com uma liderança eficiente que motive e desenvolva talentos. Assim é o Líder Coach, aquele que serve de exemplo e inspiração para a sua equipe, transformando a maneira como cada funcionário desenvolve as suas tarefas e, com isso, conquistando o sucesso almejado como um todo.

As necessidades identificadas pelo IBC

Confira abaixo as formas mais efetivas para levar sua equipe a um patamar de excelência em performance:

1.    Valorização das diferenças

A manutenção da equipe é tão importante quanto a sua criação. Um fator que auxilia muito a manter o crescimento é a valorização das diferenças, cada pessoa é única e carrega uma bagagem de experiências que podem promover novas possibilidades ao time como visão, ideias e novas estratégias.

2.    Disponibilidade para compartilhar conhecimento e expertise

Quando se trabalha com pessoas que se permitem aprender e ensinar, o ambiente se torna extremamente agradável e construtivo, o que favorece o crescimento mútuo e a evolução de maneira geral.

3.    Desenvolver o espírito de visão sistêmica (ser o todo, o tudo, e as partes)

PSC

É primordial que o líder desenvolva uma visão sistêmica correspondendo as necessidades e objetivos da empresa, mas também dos liderados para que, desta forma, consiga produzir resultados satisfatórios para ambas as partes, pensando a curto, médio e longo prazo.

4.    Ter confiança na capacidade dos liderados

A base da liderança de alta performance é a confiança. Um líder precisa confiar em seus liderados para que tenha esse sentimento recíproco por parte deles, além de gerar respeito mútuo entre todos. Estes são elementos fundamentais para construir um time altamente produtivo.

5.    Saber como pensa cada um

A equipe se torna mais coesa e sinérgica quando integrantes se compreendem, sendo capazes de se colocar no lugar do outro, honrando e respeitando o ponto de vida e opiniões individuais.

6.    Metas comuns

A nitidez das metas gera uma noção comum para que a equipe toda cumpra as tarefas e, por conseguinte, conscientiza os integrantes da necessidade do porquê de cada atribuição e assim somem esforços em direção ao estado desejado. Uma maneira simples de acelerar resultados!

7.    Noção comum dos propósitos

Em tempo de sociedade moderna, os profissionais trabalham para si mesmos, dedicam e se entregam em prol da concretização de seus objetivos e projetos. Portanto, é indispensável que seus propósitos estejam alinhados com os da empresa em que atua e, desta forma, seus esforços atenderão seus desejos, e consequentemente, os da organização.

8.    Noção comum das prioridades

O efeito que se observa comumente são metas compartilhadas, porém, para atingi-las é necessário também, que todos tenham clareza do que fazer e como fazer, definindo, assim, prioridades necessárias que levarão a concretização das mesmas.

9.    Disponibilidade para falar abertamente

Sabe-se que é necessário uma constante busca por soluções maleáveis, criativas e estimulantes, tornando um grande desafio a administração do capital intelectual da organização. É fundamental estimular e dar abertura para que os liderados exponham suas observações e propostas de soluções e estratégias.

10. Conhecimento das forças e pontos de melhoria de cada liderado

Imprescindivelmente, o líder deve ter consciência das forças e fraquezas de seu time para que delegue as demandas e atividades adequadas ao perfil de cada profissional e, assim, possa desfrutar do potencial pleno de cada um, bem como, saiba desenvolver estratégias efetivas levando em consideração as habilidades complementares entre os integrantes.

Coloque em prática as 10 necessidades fundamentais identificadas pelo IBC, potencialize a performance de sua equipe e conquiste mais resultados!

Gostou das dicas? Faça seu comentário e compartilhe o conhecimento com seus amigos!