Os professores têm grande importância no processo de construção do caráter de seus alunos, de maneira a se tornar uma referência. Mais do que isso, são os grandes responsáveis pela divulgação do conhecimento que liberta, que alimenta sonhos e que constrói profissões com dignidade.

Infelizmente, a realidade brasileira parece não reconhecer adequadamente esses profissionais. O professor não é moral nem financeiramente valorizado como deveria, ao contrário do que acontece em outros países do mundo.

Por isso, quando o desanimo bate, é bom contar com frases de incentivo para professores, pois esses profissionais precisam estar prontos para ajudar seus alunos a enfrentar o que está por vir. O dia a dia difícil de trabalho pode trazer certa desmotivação, mas os professores precisam acreditar sempre na força libertadora da educação.

Inspire-se e conquiste resultados extraordinários com o Coaching!
Faça o Download gratuito do meu ebook “Tudo Sobre Coaching”!

Confira 10 Frases de Incentivo Para Professores

  1. “Recordamos com reconhecimento aqueles professores competentes, mas sentimos gratidão por aqueles que se dirigiram ao nosso íntimo. A matéria do ensino se assemelha ao mineral, mas é o calor que constitui o elemento vital que faz crescer a planta e também a alma da criança”. – Carl Jung.

As matérias, os conteúdos, as regras da gramática, os cálculos e as ciências da natureza são elementos importantíssimos à formação de qualquer cidadão. No entanto, tão importante quanto o conteúdo é a forma, ou seja, a maneira como esse conteúdo é transmitido.

Professores ensinam com amor, com paciência e com bondade. Compreendem que o aprendizado nem sempre é fácil, mas nunca é impossível. São capazes de persistir quando o próprio aluno parece ter desistido.

  1. “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”. – Cora Coralina

Muitos professores relatam que aprendem muito quando ensinam. Explicar algo a alguém é uma maneira de reforçar aquele conhecimento em nossas próprias mentes. No entanto, todo professor tem muito a aprender com seus próprios alunos.

PSC

Persistência, dedicação, criatividade, além da beleza do contato com pessoas de outras gerações — todas essas possibilidades são aprendidas no dia a dia de quem faz da educação a sua profissão.

  1. “A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará para o seu tamanho original”.– Albert Einstein

A educação e o conhecimento abrem portas. Quando alguém adquire um conhecimento, não há como “desaprendê-lo” e fingir que ele nunca existiu. Quanto mais uma pessoa aprende, mais ela evolui em todas as áreas de sua vida — pessoal, profissional, social e espiritual.

Por isso, sempre que um conhecimento é adquirido, ele nos leva a determinados caminhos com grande potencial para mudar nossas vidas para melhor. É o que acontece quando alguém aprende a ler, a escrever, a fazer contas, a praticar um esporte, a falar um novo idioma, a exercer uma profissão.

  1. “Um bom professor é como uma vela que se consome ao iluminar o caminho para os outros”.Mustafa Kemal Atatürk

O trabalho do professor é um verdadeiro sacerdócio. É preciso planejar aulas, transmitir conhecimento, disciplinar alunos, tirar dúvidas, aconselhar, aplicar provas, corrigir exercícios, aprovar, reprovar, conversar com pais, e fazer tudo isso com muito amor e paciência. Aliás, há muitos professores mais presentes na educação dos alunos do que muitos pais ou responsáveis.

É um trabalho cansativo e de altíssima responsabilidade, mas ao mesmo tempo é extremamente recompensador. Quando o professor percebe que deu alguma contribuição para que seu pupilo conquiste uma vida melhor e realize seus sonhos, sente que sua missão vale a pena.

  1. “A educação é o alimento da confiança. A confiança é o alimento da esperança. A esperança é o alimento da paz”.– Confúcio

Quando estiver desanimado, pensando em desistir da profissão devido às dificuldades, lembre-se da sua missão, dos motivos que fizeram você escolher ser um mestre e que exercer o seu papel é o que transforma a vida dos seus alunos.

A educação e o acesso à informação tornam as pessoas mais confiantes, ou seja, capazes de defender suas ideias e de questionar as ideias que recebem. Isso permite que a pessoa seja autora de seu próprio destino, sem deixar-se levar por outras pessoas. É assim que ela encontra seu próprio caminho, vivendo com felicidade e paz.

  1. “A educação tem raízes amargas, mas seus frutos são doces”.Aristóteles

Aprender algo pode ser uma tarefa bastante complicada. Exige disciplina, esforço, dedicação, resiliência e paciência para lidar com erro (item fundamental no processo de aprendizagem). Apesar dessa árdua tarefa, a educação permite que saibamos, posteriormente, aplicar este conhecimento e colher os frutos dessa aplicação.

Um médico que salva vidas e encontra sua realização pessoal e profissional nessa nobre missão só alcança esse objetivo depois de quase uma década de estudos em medicina. Professores de todas as áreas são, portanto, grandes facilitadores da realização de sonhos.

  1. “A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. Ensinar e aprender não podem dar-se fora da procura, fora da beleza e da alegria”.– Paulo Freire.

O professor também aprende durante o desempenhar de suas tarefas que a sensação de que conseguiu fazer algo especial por outras pessoas é o principal ganho que se pode ter nessa estrada. Isso é propósito, missão e legado.

Além disso, Paulo Freire defende que a beleza da educação não está apenas nos resultados que aquele que aprendeu consegue obter, mas em todo o processo. Transferir conhecimentos é um gesto de solidariedade. Recebê-los é uma alegria libertadora, que amplia os horizontes de nossas mentes.

  1. “A figura do professor é mais importante do que o que ele ensina”.Karl Menninger

Talvez você ainda não tenha se dado conta, mas o professor é uma referência de ser humano para muitos dos seus alunos. Não há maior recompensa para quem deseja seguir essa carreira profissional do que ser um espelho positivo para os seus pupilos.

Mesmo que um aluno odeie química, por exemplo, e não tenha o menor interesse em seguir um caminho profissional em que essa matéria seja relevante, isso não significa que ele não tenha nada a aprender com aquele professor. Paixão pela profissão, disciplina, ética, responsabilidade, bom humor — tudo isso pode ser aprendido com um professor, não apenas o conteúdo que ele leciona.

  1. “A direção para a qual a educação leva um homem irá determinar sua vida futura”.– Platão.

A educação é determinante em diferentes áreas da vida de uma pessoa. Um professor pode compartilhar conhecimentos que inspirem e motivem o aluno a seguir um determinado caminho profissional, por exemplo.

No entanto, a missão de um professor não se resume a isso. Ele mesmo é (ou deve ser) um exemplo de retidão, caráter, competência, paciência e bondade. Além disso, é missão de todo professor mostrar o quanto a educação abre caminhos, constrói caráter e permite que cada indivíduo encontre a vida que tanto sonha por caminhos honestos.

  1. “O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos”.Eleanor Roosevelt

Ser professor é escolher acreditar não somente nos seus sonhos particulares, mas também nos sonhos daqueles a quem ensina. Ao pensar em desistir, o professor deve se lembrar do impacto que sua decisão terá no futuro de tantas pessoas que o admiram e que precisam do seu trabalho para ir além.

Jornalistas, arquitetos, engenheiros, médicos, advogados, empresários, psicólogos, além de outros professores — todas essas profissões são o sonho de muita gente. Cabe aos professores orientar essa trajetória e motivar cada pessoa a despertar sua melhor versão para a realização desse sonho.

Que as frases acima possam motivar todos os professores de nosso país e fazer com que cada cidadão reflita sobre a sua importância. Um país sem professores não tem mais nenhum profissional e, consequentemente, não tem futuro algum.

Gostou das frases? Então, deixe seu comentário abaixo e aproveite para compartilhar este artigo em suas redes sociais para incentivar outros professores em sua bela e extraordinária jornada!

Gostou das frases? Então aproveite e compartilhe em suas redes sociais para incentivar outros professores em sua bela e extraordinária jornada!