Voltar

10 Dicas para Ter Disciplina no Trabalho

Publicado em | 0 comentários

Syda Productions/Shutterstock Respeitar os horários é um sinal de disciplina e do comprometimento do colaborador com seu trabalho

Que tipo de colaborador você é – aquele que entrega tudo nos prazos certos e chega sempre no horário correto ou aquele que sempre está atrasado para tudo? Começo fazendo esta pergunta para trazer uma reflexão sobre o seu grau de compromisso com o trabalho, pois o fator disciplina é fundamental ao bom desenvolvimento e sucesso em nossa carreira.

Sem ela, seja qual for à profissão, a pessoa tende a se perder no caminho e penar pela falta de foco e de respeito às regras e normas estabelecidas em sua empresa. Para evitar que isso interfira em sua vida profissional e também pessoal, trouxe 10 dicas para ter disciplina. Continue lendo e inspire-se nelas.

10 Dicas Para Ter Mais Disciplina no Trabalho

1. Mude seu Mindset – Para você ser mais disciplinado no trabalho a mudança deve vir de dentro, ou seja, partir de uma ressignificação das crenças negativas que fazem com que você, repetidamente, infrinja as regras, burle as normas e cometa falhas disciplinares em seu emprego. Avalie o quanto isso tem prejudicado sua imagem profissional e suas chances de crescimento e mude já!

 

2. Defina seus Objetivos na Carreira – Ter clareza de onde quer chegar é um ponto importante e um motivador a mais da disciplina. Quando o profissional tem claros os seus objetivos e metas, nada nem ninguém, consegue desviá-lo de seu foco. Por isso, defina seus alvos de curto, médio e longo prazo (Promoção, contratação, liderança) e dedique-se ao desenvolvimento de sua carreira.

 

3. Respeite os Horários – Se os horários são iguais para todos, por que você acha que pode sempre chegar atrasado ao trabalho? Se vice precisa dormir mais um pouco, experimente deitar-se mais cedo e se leva muito tempo para acordar, se arrumar e chegar à empresa; recalcule sua rota e trace uma estratégia para chegar pelo menos 10 minutos antes no trabalho. “Presença é estar presente”, lembre-se disso e não perca mais tempo.

 

4. Respeite a Hierarquia – Disciplina não é apenas respeitar processos, mas também as pessoas que o compõem. Se o seu chefe te alerta, várias vezes, sobre o desrespeito aos horários e aos prazos de entrega das demandas e você, continua a fazer tudo igual, cuidado; você também está sendo indisciplinado. Além de se tornar um “problema” e um mau exemplo, agindo assim, você, certamente, está correndo grandes riscos de ser demitido.

 

5. Respeite os Prazos – Numa empresa o trabalho de todos é interligado, ou seja, precisamos uns dos outros para realizar os projetos e colocar as ações em prática. Quando você deixa de fazer suas tarefas ou atrasa um prazo, consequentemente, atrasa o trabalho de outra pessoa e os resultados como um todo. Fique atento a isso, aumente seu grau de comprometimento e busque entregar suas demandas nos prazos ou até mesmo antes do combinado.

 

6. Gerencie seu Tempo – Quanto melhor eu administro meu tempo, pessoal e profissional, olhe só, mais tempo eu tenho para me dedicar ao meu trabalho, entregar minhas tarefas dentro dos prazos, chegar na hora correta, me relacionar positivamente com seus superiores e colegas e ter uma vida privada mais equilibrada e feliz.

 

7. Concentre-se no Trabalho – O foco faz par perfeito com a disciplina. Por isso, evite distrações, como conversas e bate-papos no celular. Se concentre em suas tarefas, projetos, prazos e demandas e, ao começar suas atividades, busque sempre terminá-las por completo.

 8. Cuidado com as Redes Sociais – As redes sociais são um dos maiores elementos de distração do trabalho na atualidade, por isso, escolha os momentos certos (intervalo de almoço) para se conectar e concentre-se nos detalhes de seu trabalho, em propor novas ideias, soluções e entregar o seu melhor. Esta disciplina e comprometimento com os resultados é um dos diferenciais dos profissionais de sucesso. Pense nisso!

 

9. Identifique as Causas da Indisciplina – Será que você está no emprego certo e fazendo algo que realmente de deixa feliz e motiva profissionalmente? Ás vezes, a indisciplina pode indicar não a falta de comprometimento do profissional, mas sim, ressaltar a sua falta de identificação com o trabalho e as tarefas que o colaborador tem que desempenhar diariamente na empresa. Se este é o seu caso, sugiro que avalie seus objetivos e desejos profissionais, descubra o que te faz feliz, o que te motiva e anima e, se preciso, invista numa mudança na carreira.

 

10Invista em Coaching – Se você sente dificuldades em autodisciplinar-se no trabalho e na vida, já tentou, mas não consegue mudar sozinho seu mindset e os suas atitudes, invista num processo de Coaching e tenha todo o suporte necessário para vencer crenças limitantes, identificar e eliminar as fontes de indisciplina e desenvolver padrões de comportamentos mais positivos em relação a regras.

Ficou curioso para saber como o Coaching pode lhe ajudar? Conheça a formação Professional & Coaching – PSC e descubra a infinidades de possibilidades de evolução que está fantástica metodologia de desenvolvimento humano pode trazer à sua vida. Conheça o PSC e elimine a indisciplina do seu caminho de uma vez por todas.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!